BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DE UM BRAVO POVO BRASILEIRO

BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DE UM BRAVO POVO BRASILEIRO

O povo brasileiro é o povo dos sonhos de qualquer político. Não existe em todo o mundo plebe mais tolerante que esta. Já suportou as piores peripécias de uma monarquia frouxa, demagoga e parcial. Em seguida vieram os ineptos republicanos e seus equivocados ideais positivistas, e o povo, esse só um mero expectador, acolhendo passivamente as decisões políticas de sucessivos governos ditatoriais. Mas isso tudo nem de longe acenava o que estava por vir.

O regime militar que sucedeu a brevíssima onda democrática que teve um tal Kubitschek (não, não foi nenhum lunático servo-croata resolvido a fazer faxina étnica no Brasil, não. Kubitschek, apesar do nome exótico, era bem brasileiro) um dos mais proeminentes representantes do povo brasileiro.

Quando o famigerado regime militar se iniciou, espalhou o terror em todo o território nacional. Prendeu, torturou e matou centenas de pessoas. Embora tenha surgido no período, alguns desafiadores patriotas, a verdade é que o povo, pouco dado a embates de ordem política, mesmo quando a coisa é de interesse sumamente importante, não teve envolvimento massivo. Sofreu calado e submisso as truculentas afrontas dos rudes militares. Não deu o esperado apoio aos subversivos. Não se aliou aos socialistas nem esboçou a menor reação quando a educação de seus filhos fora covardemente boicotada. Ao final dos anos 80, uma nova esperança surgiu sob o céu da pátria. Enfim, um Estado verdadeiramente democrático se formaria nesse imenso subcontinente tropical. Recebido com euforia, a grande novidade resultou em fiasco. Os perversos militares foram substituídos pelos pérfidos partidos políticos e seus batalhões de parlamentares corruptos. Essa nova turma começou a se achar os donos de todo poder. Elaboraram leis bem peculiares que os blindam de qualquer tipo de punição e lhes confere a liberdade de cometerem os mais audaciosos crimes contra o Estado. São os mais repulsivos grupos de criminosos que nos vemos obrigados a sustentar. Por que nos roubam, nos assaltam, nos furtam de modo sutil (quer dizer, nem tão sutil assim). E ainda legitimam toda ação delituosa de acordo com suas leis tendenciosas. Bom, mas, pelo menos estamos gozando do melhor que a democracia oferece. Enfim temos a chance de nos governarmos a nós mesmos, certo? Afinal vivemos numa democracia, certo? Então teoricamente não deveria haver motivos de reclamação para o povo. Não deveria haver não fosse a ineficiência dos serviços públicos; a mais injusta distribuição de renda do mundo; os mais descabidos descasos com os serviços essenciais de atendimento a populações de baixa renda, etc.. Bem, mas não precisa se preocupar, modesto e maravilhoso povo brasileiro, esse é somente o preço para alcançarmos uma posição privilegiada no ranking dos países mais corruptos do planeta.

Só isso.

al morris
Enviado por al morris em 04/09/2014
Reeditado em 04/09/2014
Código do texto: T4948891
Classificação de conteúdo: seguro