DAMA DE COPAS.

DE: LEONARDO PERGAMINHO.

DAMA DE COPAS.

PRÓLOGO- GENESSY SAIU DE SUA CIDADE NATAL EM BUSCA DE UMA VIDA MELHOR, E DA POSSIBILIDADE DE ASSUMIR SUA PERSONALIDADE FEMININA, DEIXANDO PARA TRÁS UMA VIDA SIMPLES NO INTERIOR DE VINHEDO. SUA MÃE, JAMAIS RESPONDEU AS SUAS CARTAS E TAMPOUCO, A PROCUROU DURANTE TODA A VIDA. SUA MÃE ESTA EM SEU LEITO DE MORTE, E GENESSY? (COM UMA GRANDE DÚVIDA, VISITAR PELA ÚLTIMA VEZ A SUA MÃE, OU FICAR PARA VIVER A TENTATIVA DE UM PRIMEIRO GRANDE AMOR EM SUA VIDA).

MONÓLOGO-

(MANHÃ DE SÁBADO/OUTONO/GLÓRIA/RIO DE JANEIRO/ANO DE 1987-GENESSY VOLTA DE UMA CAMIMHADA PELOS ARREDORES DO BAIRRO DO FLAMENGO, ENTRA EM CASA, A MOBÍLIA ESTA PARCIALMENTE ENCAIXOTADA, À DIREITA, UM CRIADO MUDO, UMA CADEIRA DE PALHA E ALGUNS OBJETOS ESTÃO SOBRE O CHÃO, TAIS COMO, ALGUMAS DE SUAS ROUPAS E ACESSÓRIOS. GENESSY ENTRA EM CASA OBSERVA O AMBIENTE. PARECE DESPEDIR-SE DO LUGAR).

GENESSY- FOI UMA EXCELENTE ESCOLHA GENESSY. TER FEITO ESSA CAMINHADA AGORA PELA MANHÃ, MUDARAM UM POUCO OS ÂNIMOS. (GENESSY SORRI) QUEM DIRIA EU ME SENTIR ASSIM, TÃO BEM, APÓS UM PASSEIO MATINAL, NUNCA FUI ADEPTA POR GASTAR AS SOLAS DOS MEUS SALTOS, TÃO CEDO! (ALIVIADA) FOI BOM, FOI BOM PRA MIM, VIVER! VIVER TEM ME FEITO BEM.

(AINDA DE PÉ, SE AFASTA DA CADEIRA E VAI ATÉ O FUNDO DA SALA, PEGA UM PORTA RETRATO E UMA CAIXINHA DE MADEIRA CONTENDO MUITAS CARTAS, VOLTA-SE PARA A CADEIRA DE PALHA E SENTA-SE)

GENESSY-AI MAMÃE SE TEM UMA COISA QUE A SENHORA ACERTOU NA MOSCA (PAUSA) FOI NA ESCOLHA DO MEU NOME, IMAGINA EU PASSAR PELA MAZELA, DE ME INVENTAR COM PSEUDÔNIMOS. DAPHNE DOS BRILHOS, KATARINA RISQUÊ (RISOS) REBECA DO BABADO... CARMINE DE MÔNACO. CARMINE? ESSE ATÉ EU GOSTO. ADORO MEU NOME, GENESSY, PARECE UMA ÊMFASE EM FRANCÊS, NO TROCADILHO, G NASCI... NASCI E VOU MORRER GENESSY. (TOCA O TELEFONE, GENESSY OLHA PARA O APARELHO, TIRA O FONE DO GANCHO E O COLOCA SOBRE OS "SEIOS " FALA EM FRANCÊS) BOM DIA, DESEJA FALAR COM QUEM? NÃO SENHOR, DONA GENESSY NÃO SE ENCONTRA NO MOMENTO, QUEM ESTA FALANDO? COMO QUEM ESTA FALANDO? AH, SIM, CLARO! (PENSATIVA) CARMINE ISSO, CARMINE QUEM FALA, SOU UMA AMIGA DE INFÂNCIA DELA, TENHO QUE IDADE? 35, MEU SIGNO? O SENHOR QUER DEIXAR O SEU NÚMERO, ASSIM QUE ELA CHEGAR EU PASSO O RECADO, 269-4582. OI? MEU SIGNO... O SENHOR VAI ME DESCULPAR, O MEU SIGNO É INVASÃO DE MAIS, ISSO EU NÃO VOU LHE DIZER, NÃO MESMO, PASSAR BEM. ERA SÓ O QUE ME FALTAVA. IMAGINE SÓ, EU TER DE DIZER O MEU SIGNO PARA UM ESTRANHO PELO APARELHO TELEFONICO (RISOS).

GENESSY- O TEMPO É ALGO MÁGICO, QUANDO PEUQUENINA, MAMÃE ME LEVAVA PARA TRABALHAR EM CASA DE FAMÍLIA, COMO SUA COMPANHIA? NADA, IA PARA TRABALHAR MESMO! RECORDO-ME DE UMA OCASIÃO QUE A PATROA, A DONA ÁCASIA, ELE RECEBEU UMA FRANCESA, NUNCA ME ESQUEÇO, JHOY, FOI POR ISSO QUE EU SEMPRE GOSTEI DO FRANCÊS, EU ADORAVA OUVI-LA FALAR. LEMBRO-ME DE OUTRA PASSAGEM, OUTRA VISITA CHEGOU, NÃO ME RECORDO O NOME, MAS ELA DISSE QUE EU SERIA UMA ÓTIMA SOPRANO. TODA VEZ QUE EU FICAVA SÓ NA SALA, EU ADORAVA TOCAR A HARPA, HUM, EU AMO HARPA! TÃO DELICADO, LEMBRO-ME DA MAMÃE GRITANDO. ”GENESSY, ENTRA AGORA E VEM ME AJUDAR AQUI NA COZINHA, EU TE TROUXE AQUI PARA ME AJUDAR, NÃO PARA BRINCAR”. AS NETAS DA DONA ACÁSIA, HAVIAM CHEGADO E ESTAVAM CORRENDO PELO JARDIM, FIQUEI TÃO FRUISTRADA. EU SEMPRE FIQUEI MUITO PRESA NAS SAIAS DA MAMÃE, EU SEMPRE ADMIREI AS PERSONAS FEMININAS, A ELEGÃNCIA, SUAS VESTIMENTAS, POSTURA, AS VOZES, TÃO DOCEMENTE BEM ARTICULADAS, CIRCULANDO POR AQUELE AMBIENTE LINDO, PARECIA A MINHA CASA, EU LIMPAVA TUDO COM MUITO AMOR, MUITA DEDICAÇÃO, O QUERTO DA DONA ACÁSIA ERA LINDO, LINDO, PARECIA QUARTO DE BONECAS. AH, LEMBREI, DA SOGRA DA DONA ACÁSIA, EU APRENDI COM ELA A FAZER PUDIM DE PÃO, ACHAVA TÃO CHIQUE, NÓZ MOSCADA,, AQUELE CHEIRINHO, EU APRENDI A FAZER OBSERVANDO, SOU DANADA! E DONA OZANA? LEMBRO-ME, UMA SENHORA MUITO OUSADA, MORAVA NUM SÍTIO E EU TRABALHEI LÁ TAMBÉM, ELA ADORAVA SAPOS, VIVIA COLOCANDO NOME NELES, ZEZINHO, SAPO BORRACHUDO, DESSE TAMANHO ASSIM, OLHA... E ELA FAZIA CARINHO NOS SAPOS. UM DIA EU VI UMA CUPLA DE ABAJOUR, ERA ENORME E LINDA, EU NÃO TINHA ONDE COLOCAR, TAVA LÁ LARGADA, MAS EU ACHEI AQUILO LINDO, PEDI A PATROA PRA EU LEVAR PRA CASA (RISOS) EU NÃO TINHA ONDE COLOCAR AQUELE TROSSO, MAS EU QUERIA, EU FUI SEMPRE UMA OBSERVADORA, SEMPRE ARRUMEI A CAMA COM TRAVISSEIROS EXPOSTOS, COISA DE GRANFINA.

(TOCA O TELEFONE)

GENESSY- OLÁ? OLÁ? PAREÇO UMA MALUCA, FALANDO SOZINHA... GENESSY, NÃO ADIANTA MAIS RELEMBRAR O PASSADO, ELE ESTA DENTRO DA SUA CAIXINHA DE MEMÓRIA. EU ADORO JARDIM! MEU DESEJO ERA PODER VOLTAR E ENCONTRAR A MAMÃE SENTADINHA NO JARDIM, TOMANDO CHÁ DE CIDREIRA E COMENDO AS BOLACHINHAS, EU CHEGARIA E PASSARIA AS MÃOS NAS SUAS MADEIXAS GRISALHAS, E FARIA UMA BELA TRANÇA, EU CHEGARIA COM UM DOS MEUS CAFITAS ESVOAÇANTES E MAMÃE DIRIA “EU ADORO CEDA”. EU ADORO A SENHORA MAMÃE... (PENSATIVA E TRISTE). EU ADORO CHÁ, ADORO FORES, CEDA, TRAVISSEIROS SOBRE A CAMA, HARPA, TRANÇAS, MAQUILAGEM, EU GOSTO DE COR, DE SORRIR, GOSTO DE MARROM, DE ROSA, DE VERDE. EU AMO ESREVER, NÃO GOSTO DE FALAR (SILÊNCIO) EU TO CANSADA, EXAUSTA, PORQUE MAMÃE, PORQUE DANAR DE MORRER LOGO AGORA? (CANTANDO) “PARECE QUE EU SABIA QUE HOJE ERA O DIA DE TUDO TERMINAR, EU NUNCA PENSEI, QUEM EU TANTO AMEI FOSSE ASSIM ME DESPREZAR, MAS O MUNDO É GRANDE, EU NÃO SEI PARA ONDE, MAS ALGUÉM HÁ DE ME AMAR” (UM BOM RAPAZ, WANDERLEY CARDOSO) EU TINHA NOVE ANOS E MORÁVAMOS NUM SOBRADO E EU CANTAVA TANTO, MAS TANTO... A VIDA É UMA CIGARRA!

(ENTRA UMA MÚSICA AO SOM DE HARPA)

GENESSY- FICARÃO GUARDADAS EM MIM, AS POSSIBILIDADES QUE NÃO SOBREVIVERAM, AS IMAGENS DAS MULHERES QUE EU NÃO FUI. EU NÃO SOU HOMOSSEXUAL, EU SOU EU. EU ABDIQUEI DE VIVER UM GRANDE AMOR, PARA SER EU MESMA, MEU DESEJO NÃO TEM IMPORTÂNCIA, EU SOU UMA ESCRITORA, EU POSSO CAMINHAR DE MANHÃ CEDO, POSSO SORRIR, POSSO CHORAR, AH MAMÃE, PEGAR A MINHA BOLSA AGORA, ENTRAR NO ONIBUS E CHEGAR A VINHEDO DE CABEÇA ERGUIDA. (PAUSA) QUANDO CRIANÇA, EU SONHAVA MAMÃE EM TER UMA PÁ DE LIXO E UMA VASSOURA, PORQUE EU ACHAVA QUE ISSO ERA SER CHIQUE, UMA JABUTICABEIRA NO QUINTAL, E UM BANHEIRO DENTRO DE CASA, QUANTAS VEZES EU PUS MEU SAPATINHO NA JANELA, E NO DIA SEGUINTE, ME DIZIAM QUE O PAPAI NOEL NÃO DEIXAVA NADA, POR QUE, MINHA CASA ERA ALTA E ELE NÃO ALCANÇAVA. EU NÃO ME IMPORTO COM MAIS NADA. VEJA-ME COMO UMA BONECA, E ESQUEÇA O GENESSY QUE A SENHORA GEROU, EU HEI DE ESQUECER AS CARTAS QUE VOLTARAM, UMA A UMA, QUE A SENHORA JAMAIS QUIS LER. MULHERES APANHAM DE SEUS MARIDOS, OUTRAS APANHAM DA VIDA, AS ESCOLHAS SÃO MUITAS, MAS O TAPA? ESSE SE FAZ PRESENTE TODO O TEMPO.

GENESSY- NUMA MANHÃ DE OUTONO, EU FUI ATÉ A SALA E DANEI A TOCAR A HARPA, MAMÃE ME PEGOU E ME BATEU TANTO, EU CORRI E BAGUNCEI AS CARTAS, OS SENHORES ESTAVAM JOGANDO CARTAS, ENTÃO NA CONFUSÃO, DUAS DELAS POUSARAM SOBRE O MEU AVENTAL, A RAINHA DE ESPADAS E A OUTRA. EU ENFURECIDA, ARREMECEI A RAINHA PELA JANELA, E GUADEI A OUTRA. MEU CORAÇÃO ME DISSE. “UM DIA VOCÊ SERÁ COMO UMA DAMA”.

(SOBE A MÚSICA E AOS POUCOS VAI BANXANDO, GENESSY PEGA O TELEFONE).

GENESSY- OLÁ, AQUI QUEM FALA É GENESSY, EU ACEITO O CONVITE PARA O JANTAR. MINHA HISTÓRIA COM A MAMÃE? MINHA HISTÓTIA COM A MAMÃE MORREI AGORA! SE O SENHOR PUDER PASSAR ÀS 19H EU AGRADEÇO. O MEU SIGNO? BOM, O MEU SIGNO É LIBRA. ATÉ MAIS TARDE.

(GENESSY DESLIGA O TELEFONE, PEGA UM LENÇO E ENCHUGA AS LÁGRIMAS, AOS POUCOS A LUZ VAI SUMINDO).

FIM.