Artigos Acadêmicos de Luxo, Cupcakes de Instagram

Ok, eu também estou cansado de artigos acadêmicos do tipo “sopa de pacote”. Eles já vem prontos, com aquele tempero industrializado, parecendo miojo. Muitas vezes, recheados de citações coletadas por mestrandos e doutorandos escravizados por bolsas que custam a submissão a ‘ideologismos’, muitas vezes até partidários. Vez por outra, com cheiro de campanha.

Ai de quem ousa seguir os próprios instintos! O que importa é abdicar de sua percepção natural, e olhar sem questionamento para contestações carentes de experiência empírica. Afinal, basta um bom questionário on-line com perguntas afiadas direcionadas à resposta esperada, e a “verdade” surge como um maravilhoso cupcake de instagram. Os “filtros” que enfeitam as imagens de seu Facebook e seu Tumblr acabam sendo aplicados às conclusões de maravilhosos artigos que, ao que parece, serão a base do pensamento social, com chancela de ciência, dos nossos futuros cilos acadêmicos.

E não importa se é ‘direitalha’, ‘esquerdalha’, ou de cima da muralha política. O tipo é o mesmo. Deixa para trás qualquer compromisso com a coerência e aplicabilidade, ou com a moderação e humanidade. Vira e mexe, a defesa é o ataque, e acusação de qualquer um que, ao apresentar um franzir de testa reflexivo, seja taxado de “coxinha reacionário”, ou de “comunista facínora aliciador de criancinhas”... Bem, parece que os antigos racistas e pregadores de ódios raciais, religiosos e políticos apenas mudaram de formato, muitos deles escondidos nas intocáveis bases trincheiras dos clubes de golfe e de movimentos sociais.

Eles parecem diferentes. Mas o que os move é a mesma coisa. A ignorância de suas massas de manobra, sejam os operários do proletariado, sejam os idiotas úteis da militância. No meio dessa luta de imbecis, onde armas são títulos de crédito e artigos acadêmicos que transformam regurgitação em ciência, jaz o povo. O mesmo povo cujos heróis morreram na revolução industrial. Come Nietzsche, mastiga Hegel, arrota Marx com cheiro de Friedman... E catequizando com Guevara e Homer Simpson...

Aqui jaz a sociedade.

.:|Ricardo|Vieira|:.

(31Ago14)