AÉCIO - COMO VENCER O PLEITO 2014

(Publicado originalmente no foro AÉCIO NEVES 2014)

Aqui neste foro o Aécio já ganhou, no meu círculo de relacionamento pela Internet também, tanto pessoal como grupos que participo. Normalmente as amizades têm afinidades e uma delas é a política, no meu caso quase que a unanimidade vota no Aécio. Creio que é igual ao caso de todos aqui, portanto não é aqui que temos que convencer os eleitores. Aqui é o local adequado para darmos contribuições ao candidato, ideias de governo e principalmente de campanha. Entrar como MAV nas redes das candidatas concorrentes não vai adiantar nada, como aqui também não adianta para eles... reconhecemos logo e os expulsamos, isto porque já temos a nossa opinião formada e ninguém há de remover. Isto se aplica também lá, nos foros que defendem outros candidatos. Além disso não é elegante, não é de bom tom e nem correto, apesar de concorrentes acharem que nesta hora vale tudo e até dizerem "eles não sabem do que somos capazes!". Temos que em nossa rede social é demover os que vão votar nulo ou anular o voto, e solicitar a todos que postem argumentos sensatos em favor do Aécio e que não percam oportunidade de falar com a faxineira do prédio, com o jardineiro, com o caixa do supermercado, com funcionários que estão lhe atendendo em lojas, com o taxista, com todos que tiverem contato e oportunidade (tem que ser oportuno, nada chato ou pedante). É fácil, não pergunte em quem ele vai votar. Pergunte se a família dele já tem um candidato preferido, dai ele vai falar porque estará falando "dele" na terceira pessoa do plural, fica mais a vontade e talvez até possa ocorrer "eles são assim, mas eu sou assado" e qualquer que seja a resposta abrir-se-á uma oportunidade de empatia. O corpo a corpo na política ainda vale, assim como o aperto de mão do candidato. Quem vai decidir as eleições são as classes menos privilegiadas, as mantidas dentro do cativeiro eleitoral com renda de até 1 sm. Nesta classe a Dilma tem a sua zona de conforto com 46% das intenções de voto, o Aécio só 11% (acho até muito) e Marina 23% - usando a fonte IBOPE divulgada no último dia 26. Já na faixa de 5 sm ou mais o Aécio lidera com 32%, Marina com 28 % e Dilma com 26%. Interessante que a faixa entre 1 sm (ou 2) e 5 sm não foi divulgado o resultado da pesquisa o que nos leva à desconfiança, pois é justo a faixa da classe média, tão decantada pelo PT como a sua classe emergente retirada da pobreza (apesar de alguns militantes terem ódio desta classe). Continuando, a Dilma tem 46% das intenções de voto no Nordeste, contra 27 da Marina e 11 do Aécio - o que corrobora a tese do cativeiro eleitoral. Entre os jovens de 16 a 24 anos Marina lidera com 31%, seguida da Dilma e Aécio, respectivamente 29 e 19 %.

Naturalmente que os 5% de margem de acerto já não se aplicam, pois esta pesquisa não é sensata e talvez nem honesta, haja vista que não ficou claro o resultado da classe média, entre 2 e 5 sm.

Se o Aécio lidera quem está acima de 5 sm é sinal de que é o candidato da elite (classe alta, pessoal com mais instrução, mais recurso para avaliação, etc) e se perde no conjunto é sinal que a decisão é feita pela classe do tal "cativeiro eleitoral" representado pelo Bolsa Família que "atinge" (e danifica) em torno de 40 milhões de brasileiros, 20% de sua população (argumento forte para ser usado: se o governo Dilma acabou com a pobreza e se o índice de desemprego é quase nulo, para que 40 milhões de Bolsa Família?). Assim, resta-nos trabalhar sobre os votos nulos e em branco que são em torno de 15 a 20%, lembrando que as mocinhas do outro lado também vão querer garimpar neste terreno sem dono. Em contra partida, podemos oferecer ao eleitores delas alguns raciocínios, para ver se algumas mentes se iluminem pela lógica e sensatez e sintam que é só abrir os olhos, e que os mesmos foram feitos para enxergar. (Armand de Saint Igarapery)