AFRICANIZANDO...
Zaid, vestiu seu abadá, e com seu jeito simples e meio moleque se sentiu um bambambã, em sua inocência e simplicidade em momento algum se sentiu um babaca. Ao passar pela rua causou o maior banzé, pois passou frente a um bar onde um grande numero de homens tomavam umas biritas.Ao vê-lo vestido de tal forma, alguns bêbados inciaram um xingamento , Zaid devolveu e acabou apanhado,pois eles eram em maior numero.
Depois de apanhar “de graça” Zaid ficou “borocoxô”, meio capengando,pegou suas bugigangas que jogaram ao longe...nesse momento viu seu irmão caçula vindo ao seu encontro.
Fez um cafuné na cabeça do moleque, e,um tanto capenga,caminhou ao lado dele, nem esperou um dengo,.Sabia que o caçula,encabulado não faria isso (o moleque já havia sido engabelado por ele uma vez, e ficara fulo), então o convidou para comer uma gororoba em sua casa,pois assim lhe pagaria o favor por lhe tirar daquele banzé.
Depois de terem comido juntos,Zaid falou ao irmão sobre a pindaíba, na qual vivia..O irmão lhe disse:
-Se você parar de entrar nessas quizumbas sua vida poderá até melhorar,aí quem sabe?Uma moça sapeca, aparece aí na sua vida e você toma um jeito???
-Ah meu irmão,com a urucubaca que eu ando é bem capaz de me aparecer é uma tribufú pior que praga de mãe.Quero alguém que me faça um xodó,mas se não der certo,vou ficar por aí zanzando e apanhado desses jagunços.
O irmão sorriu e pensou:
- Se Zaid desse um jabaculê para alguém ele não passaria por isso não! .