Mucho más que tango...

Para aqueles que tem uma idéia já formada a respeito da capital argentina, sinto decepcioná-los (ou não). Para os preconceituosos de plantão, que acreditam piamente que os argentinos são chatos, arrogantes ou algo do gênero, estão equivocados. Buenos Aires é mais que tango, e o futebol é somente uma de suas paixões. Aquela imagem do homem cabeludo trajando camisa branca e listras azuis, gritando e fazendo piadas de mau gosto e provocações é bem obsoleta. Sim, claro que devem existir incontáveis argentinos arrogantes e marrentos. E muitos deles se transformam quando o assunto é a "pelota". Mas você conhece algum lugar em que não existam pessoas assim? A única coisa irritante, na minha opinião: buzinas! São impacientes no trânsito e buzinam incessantemente. Exceto por isso, a minha impressão foi a de conhecer um povo educado, extremamente patriota, apaixonado por sua história política e também pela sua herança cultural. Essa paixão pulsa pelas ruas, e me causou grande admiração. A Recoleta com seu charme burguês, Porto Madero essencialmente contemporânea, La Boca e seu incomparável "caminito". Esses são os principais bairros que fazem parte do roteiro turístico obrigatório para quem visita a cidade. Não fique apenas dois ou três dias. Se ficar tão pouco tempo não será capaz de sentir como vive um legítimo porteño. Lá estive por seis dias e ficaria mais se pudesse. Vá aos mercadinhos, pegue um mapa e explore a cidade andando de metrô, visite os limpos e bem cuidados parques. Coma nos restaurantes menos badalados. Faça o city tour, mas faça também o "seu" city tour, defina seu próprio roteiro, garanto que não vai se arrepender. Em vez de comer apenas parrillas e bifes de chorizo, peça um típico Vacio (vazio). Ah! O Vacio de vazio não tem nada...que carne suculenta! Peça acompanhado de um purê de papas e vinho tinto seco. Vá a um show de tango, não necessariamente àqueles mais divulgados pela cidade. Recomendo o Madero Tango, mais barato que o Señor Tango, porém glamouroso e tradicional. Se possível volte, de preferência acompanhado, porque é uma cidade romântica e inspiradora para casais apaixonados.