Os Jovens e os Idosos

O jovem e o idoso

O que é ser jovem?

O que é ser idoso?

Ser jovem, é olhar para o futuro como um descobridor, onde o futuro é inatingível, e esta tão distante quanto as estrelas.

Ser jovem, é muitas vezes ver a velhice com menosprezo, pois esta tão longe e não queremos ficar assim.

Ser jovem, é não acreditar nos velhos, pois já estão gagas e seu raciocínio é lento e prolixo.

Ser jovem, é não aceitar conselhos dos mais velhos, pois o modismo fala mais alto.

Enfim ser jovem, é muito bonito, e precisamos gastar o tempo, com passeios, viagens, ir e vir, pensar no casamento, ter filhos, pois um dia, vou ser pai ou mãe, e talvez,sustentar um velho aposentado.

E ser velho?

Ser velho, é olhar para o passado com saudades, e ver que um dia se foi jovem.

É sentir na pele, quanto tempo precisamos para estudar, aprender e fazer a grande construção da vida, na luta laboriosa do dia a dia, com muito amor.

É não ter mais argumentos, ainda que se tenha muita experiência e sabedoria.

É sentir o desprezo de alguém, que entende que ele esta ocupando o espaço, que poderia ser de um jovem.

É ter capacidade e ser produtivo, mas não o deixam fazer mais nada.

Mas afinal, o que é ser jovem ou idoso, senão a incompreensão humana, que deveria em primeiro lugar amar, e sobretudo perdoar.

Devemos dar aos jovens, a liberdade de expressão,assim como aos velhos, a liberdade de trazer suas experiências, sem ditadura intelectual, deixando todos pensarem, do mesmo modo que são livres, para pensar.

Todos um dia foram jovens, e um dia serão velhos.

Onofre Vieira

Onofre Vieira
Enviado por Onofre Vieira em 27/08/2014
Código do texto: T4939518
Classificação de conteúdo: seguro