"DEMÔNIO DE LAPLACE".

O chamado “demônio de Laplace” situa-se na demonização do intelecto, com o mal numericamente suplantando o bem como ocorrente, e a razão cedendo fomentada pela dúvida e recuos, arrastando conflitos que intranquilizam a necessária serenidade para refletir. Assim tem caminhado a humanidade entre conflitos e egoísmos de toda sorte, com vários seguidores.

A incerteza de Laplace, configurada em sua tese conhecida, não afasta a obrigação moral dos que conduzem os destinos de nações e dos que pensam, ao contrário, situa a possibilidade de se sensibilizarem e projetarem em termos futuros. Para afastar radicalidades basta ser sincero.

É preciso assumir responsabilidades, dever de todos, e bem mais daqueles a quem se destinou dirigir os povos e participarem de instituições de alguma forma decisória.

Muitos bandidos são candidatos a cargos eletivos. Já julgados em primeiro grau e por especiarias de temporalidade tentam se apoiar na corda que não é tão bamba assim, basta que os que têm os fios da lei nas mãos como intérpretes, balancem a interpretação para o lado do bem. Impõe-se o exercício da Lei Moral.

A história humana é ambivalente. Quem ousaria negar que o mal sempre prevaleceu sobre o bem ou a dor sobre a alegria?

O físico, matemático e astrônomo Laplace, também se sentia pequeno diante dessa prevalência do mal sobre o bem, e das graves indagações que não aproximam nem explicam fenômenos que desfilam sob nossos sentidos e acabam sem decifrar condutas fechadas ao entendimento com razões que enfrentam a clareza dos fatos sociais.

Nós podemos e devemos abstrair visões pessoais que ofendem o todo, e tomar o estado presente do universo como efeito do seu passado e a causa do seu futuro.

Um intelecto conhecedor das forças sociais e movimentos ocorrentes percebe, que nada seria tão incerto, se ouvido o passado e pelo presente diante de seus olhos, não buscasse fazer justiça para o futuro.

A incerteza de Laplace, sua demonização do intelecto, não afasta a obrigação moral dos que têm poder decisório.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/08/2014
Código do texto: T4939427
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.