ANTES E DEPOIS
O que faz um político? Antes das eleições não faz nada, a não ser incutir ilusões na cabeça dos eleitores. Diz ele que, sendo eleito, tudo vai melhorar para todos.
Mas é fato que estamos sempre insatisfeitos com os transportes, a segurança, a saúde, a educação e o trabalho. Em épocas anteriores, os canditatos focalizaram esses temas. Os eleitos foram os que melhor conseguiram levar alguma esperança ao povo sofrido.
Depois das eleições, o candidato não eleito terá de ir trabalhar por conta própria. Já o eleito, poderá não fazer nada, fazer alguma coisa ou mesmo esforçar-se para mostrar que é realmente competente.
Mas o político, mesmo trabalhador, não consegue ser milagroso. Quando é chamado a resolver os entraves sociais, pode dar-se conta de que falou demais antes das eleições.
Depois das eleições, tudo volta à realidade, à situação anterior, os problemas continuam. O povo espera e desespera, e a culpa é quase sempre jogada sobre os políticos.
Não podemos depender dessa elite para fazer as coisas melhorarem. Nossa vida melhora quando nós mesmos nos esforçamos para isso. Fazendo cada qual a sua parte, aí sim é que os problemas diminuem para todos.
Cuide de sua saúde, trabalhe, estude sem depender muito de professores e escolas, use a cabeça para preservar sua segurança. Enfim, não dependa de deputados e presidentes para ser feliz.