O AMOR É MAIS FORTE QUE O PRÓPRIO TEMPO.

Sempre que há uma oportunidade eu gosto de falar do tempo, dizer que ele é um lenitivo, que cura tudo que é objetivo, que o tempo é vida, e que faz milagres como se fosse um “Santo Tempo”. O certo é que ele vive passando, positivo, relativo, quer queiramos ou não, até porque tudo passa em definitivo. A ausência passa, A preguiça passa, A vontade passa, A dor passa, A Saudade passa. Passa o passageiro e o permanente, passam também as ideias e as palavras. Passa o consciente e nos deixa experiente, e até o Amor passa.

Tudo passa, passa e sai logo correndo com o tempo, pois ele é um viajante, é ligeiro como um raio, mesmo quando a gente quer que ele pare por um instante. Mas ele vai passando. Passa mais vagarosamente o tempo em que estivermos sem movimento. Passa mais rápido o período em que estivemos atarefados laboriosamente. Passa aquele momento eternizado na mente. E continuamos a dizer frases envolvendo o tempo como exemplo: Fase, passagem, mudança, período, temporada, até no prazo é encaixada.

O tempo às vezes chega tarde para trazer uma lembrança de um passado. Ou quem sabe cedo demais, talvez para continuar me mostrando que eu ainda estou enfeitiçado, pela luz que você deixou pra trás. O tempo também se encarrega de nos lembrar de todas as promessas que nós fizemos, e de outras tantas que ficou sem pressa, e que muitas vezes deixamos de cumprir. O tempo é mestre em nos ensinar a filosofar, meditar, exorar, calar, esteja onde estivermos é sempre bom escutar, e até repetir.

O tempo, esse está todo tempo acordado, por sinal muito acordado, e nem tem cor, pois a neutralidade é a sua única verdade, e consegue estar sempre ajustado. O tempo é muitas vezes apertado, nos deixa preso a uma saudade um momento, e que não conseguimos sair através da sua lembrança, pois até o tempo viaja no pensamento. Também ele faz passar aquele instante que achamos eternizar na mente, até chegar a nos fazer trocar a alegria pela tristeza, isso, com certo tempo que se faz dolente, que nos tira até a certeza.

Só mesmo o tempo vai me mostrar àquela canção, para que eu possa cantar sem você em minha companhia, e que enxugue a minha emoção, e dê vida ao meu coração tão encharcado, até encastoado na minha filosofia. Só o tempo nos faz lembrar os muitos pensamentos que tentamos inutilmente esconder. Penso até que o tempo é um templo, ou quem sabe uma Lei suprema de poder. Eu não sei, e quase ninguém de nós sabe a diferença do tempo, só sentimos que ele chega até nos transformar, e com muita intensidade vem desempenhar o seu papel, pois ele é o mestre da verdade.

Só o tempo nos vem apresentar que já não somos mais o mesmo. O tempo guarda um segredo, e que não nos conta nem sob pressão, e ainda nos deixa a esmo. O tempo não precisa procurar um caminho, porque ele sabe onde o encontrar, e no tempo certo em qualquer ocasião, o qual ele achar. Esse tempo que eu considero um amigo de verdade, e que me ensina todas as rotas que me levam aonde você se encontra dentro da minha saudade.

Estamos sempre mudando tudo com o tempo, de casa, de trabalho, de relacionamento, de amigos, de carro, de cidade. Até o sol muda o seu jeito de iluminar o nosso quarto no decorrer do tempo, isso a sua vontade. E então vamos todos juntos, homem ou menino, mulher ou menina, nos levando a querer correr na praia em sua companhia, para compartilhar o tempo e sentir saudades de quem esteve com a gente ali um dia.

Mas também tem dias que choramos, e outros que sorrimos, outros trabalhamos, e também outros que nos divertimos, reclamamos, lamentamos, e trocamos a lagrima por um sorriso, ou vice versa. E assim passa o tempo em uma breve conversa, se isso for preciso. Sendo poucas vezes amado e muitas vezes odiado, ele acaba sendo idolatrado, pela sua capacidade de transformar e de girar a chave do seu cadeado.

Ele faz girar as certezas e incertezas, as cenas até obscenas, um tablado até mesmo fechado, um palco já abandonado e esquecido, as rotinas, as rodas da vida que pelo tempo foi consumido. Porém, o que o tempo não consegue e nem vai conseguir, é que eu deixe de Amar, pois o meu Amor é mais forte que o próprio tempo, e que me faz resistir. Mesmo eu sendo escravo do meu próprio tempo.

Marcus Paes
Enviado por Marcus Paes em 25/08/2014
Reeditado em 28/08/2017
Código do texto: T4936412
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.