MAR MORTO

MAR MORTO

O mar simboliza a vida com seus peixes, sereias, pescadores, navegantes e descobertas.

Suas ondas parecem renovar as areias, revigorar paixões, seduzir namorados colaborando para nos iludirmos com toda a vida.

A Lua brincando e brilhando parece formar uma longa estrada branca nos encaminhando ao infinito do horizonte, onde nos enxergamos soberanos e onipotentes.

Ao longe, divisamos as luzes das naus de todos os barcos pesqueiros, fartos de navegadores sem fama.

O mar, dizem, namora a Lua, aproximando-se e afastando-se com suas marés para ciúme, desespero e consolo do Sol, que lhe envia luz intensa, ainda que o mar tenha negrumes abissais, pleno de peixes cegos.

Com toda a vida que alardeia, o mar é perverso e falso. Leva dos incautos a vida para seu alimento.

Só lhe vi as pernas, jovens e sem força de haver se debatido ao derradeiro suspiro, tendo a mente a imagem de sua mãe, geradora da vida que o mar consumia indelével..

Que pena, meu jovem ... Que pena!

Ouvisse os conselhos maternos não iria além da água no umbigo. Não cruzaria o braço de mar enfrentando a correnteza. Não se arrebentaria nas pedras e não estaria jazendo na areia. A mesma onde instantes atrás era um rei tomando sol nos braços de seu amor.

Que desespero!

O mar todo poderoso traveste-se de Deus e decide sobre a vida e a morte.

Leva a vida, cuspindo o resto inerte, após sugar toda a vida.

E ainda ousa assemelhar-se às lágrimas, com seu sal amargo. A água das lágrimas são mais produtivas. Despejam, quase sempre, um sentimento sincero, uma saudade longínqua. As águas do mar, por sua vez, despejam saudade apenas sobre a falta daqueles que levaram

O mar, ora o mar!

Onde andarão agora seus poetas, para cantar sobre o jovem corpo rígido? Que mote para consolar a tristeza da mãe lhe entoarão?

Ora o mar...

Ora por aqueles que tiraste a vida...

Ora por aqueles que esperam a volta...

Ora por aqueles que choram à beira da praia...

Ora pela falta de sorte...

Ora pela fatalidade...

Ora pelo beijo da morte que o beijo do salva-vidas não conseguiu evitar...

Vai, no seu vai e vem...

Do outro lado, alguém deve estar sonhando com o mar... Deste lado, em breve, também haverá novo público sonhando.

Não o mesmo que assistiu o outro lado do mar. O lado letal...

Segue aos céus meu jovem, pois o mar só lhe quis a vida...

Já viste o inferno, ao fundo do mar...

Segue aos céus...

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 19/05/2007
Código do texto: T493548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.