VIVA A ALEGRIA!

No decorrer dos anos, observei que os meus “Relacionamentos” foram o treinamento que eu precisava, para desenvolver a potencialidade humana latente em mim. Foram árduas experiências de aprendizado, com fracassos e descobertas, com dúvidas, preconceitos, falso orgulho...

Mas a força poderosa que vem do nosso âmago, quando bem consultada, sempre dá às possibilidades ou a solução de desenvolvermos o desfecho mais inteligente. Acima de tudo, o que mais temos que aprender, e é o mais dificultoso, porem o mais importante são os trinômios: Acusar, julgar e condenar.

Sempre que houve um rompimento nos meus relacionamentos, fiquei com a parte mais frágil, que foi a culpa. Nunca procurei me defender, acusando qualquer pessoa do meu relacionamento, e até hoje ainda ouço palavras de acusação, pelo termino destes mesmos.

À medida que fui despertando através dos sinais que foi desenvolvendo em mim, ajudado pelo aprendizado de “Fisiognomonia”, os meus estudos do comportamento humano, na meditação, nas minhas escritas, na Seicho-no-Ie, o que busquei em mim mesmo, e principalmente nas minhas conversas com Deus.

Precisei ficar atento e paciente, fui medianeiro em varias ocasiões, como também busquei além de mim mesmo, força para entender o significado do estava acontecendo. Reuni regras, experimentos, verdades, conceitos, e principalmente conselhos.

Descobri que não existe a verdade absoluta e sim a relativa, abandonei tradições, apegos, saudosismo, bem-querência e outros... Não que fiquei tosco e sem sentimentos, ao contrario, filtrei todos os meus sentimentos, para poder encontrar o sobredito.

A minha verdade pertence a mim mesmo, cada um tem a sua, e a usa da melhor maneira que lhe aprouver. O mais importante é não ser acintoso, reconhecer nossos erros, aprimorar nossos acertos, ouvir, procurar entender, buscar motivos para aceitar ou não, porem nunca usar a discórdia, julgar, sentenciar e condenar... Não somos obrigados a aceitar, porem nunca causar a discórdia, e quando não aceitar, apenas ouça...

Tenho os meus direitos de não aceitar aquilo que me foi colocado como ideia, tenho o dever de divergir, porem nunca o de achar que a minha verdade tem que ser aceita. Vivemos hoje com uma população de sete bilhões de seres humanos e cada um desses, está em um nível de espiritualidade, é preciso saber respeitar cada nível.

Daí! Acusar, julgar, condenar e executar é típico de uma autoproteção, de pessoas que querem esconder as suas falhas, seus melindres, suas deficiências. Agir sem parcimônia é saudável, dividir culpas é honesto, aceitar erros é ser nobre. Vamos nos relacionar melhor, vamos trocar idéias, ouvir a quem precisa ser ouvido, falar a quem quer escutar, ensinar a quem quer aprender, ajudar a quem pede ajuda, e ser inteligente para saber que nada sabemos...

Usemos este site com mais significação, mais informações, mais generosidade. Que ele seja à procura de pessoas, de idéias e ideais, de romance, de amizade, de acertos e erros, de alegrias e tristezas. Mas que sejam de “Relacionamentos” que acrescentem tanto quanto precisamos para nossa vida. “E Viva a Alegria!”

Marcus Paes
Enviado por Marcus Paes em 23/08/2014
Reeditado em 10/07/2018
Código do texto: T4933865
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.