QUEM SOU EU NA REALIDADE?

Todos por direito natural inscrito nas regras fundamentais da ciência do direito têm a faculdade de expor suas ideias.

Mas ocorre de não distinguir o que é singular do plural, a espécie do gênero, a maioria e a minoria, a clareza e a obscuridade. Isso com a nossa própria pessoa.E surge um enigma. Qual a minha realidade, verdadeira?

Ficar na mudez é básico para não ficar com a nudez do que não somos. São enormes pecados da inteligência que se agacha diante da verdade. Discernimento não é culpa, por vezes é equívoco. Erro por falta de condições de convencimento, aparelhamento que falta para entender com maior abrangência a vida e a sociedade, seus fenômenos, aceita-se como corriqueiro. Mas precisamos entender nós mesmos, e aceitar o que somos, integralmente.

Ser amigo de nós mesmos é reeducar a atenção do espírito. A humildade é ponto de partida. Pergunte ao seu interior quem é você, quem você pensa que é? E veja surpreso como é frágil, como se ilude com seus dons, com sua aparente fortaleza que não existe. Nesse ato confessório faça de suas lágrimas que virão sua remissão, o arrependimento que supera e protagoniza a realidade, e pacifica.

O mundo não sabe se você existe nem saberá, alguns amigos sabem. E a família. Por vezes nos preocupamos com o que acha de nós o vizinho. Chegamos a isso como se a cabeça dos outros fosse lugar devido para nossos padrões. E nos esforçamos para ser e parecer o que não somos.

Deixe de se achar injustiçado, perseguido, não reconhecido em seus talentos e méritos, nunca festejados pelo povo, pela mídia, pela fama. Você é mais um mortal que deverá viver nos seus limites, e só, se muito. Adapte-se à sua realidade.

Levante desse sonho de ser mais, ter mais, ninguém está prestando atenção em você, repare, só aquela meia-dúzia que te cerca em todos seus grandes feitos. Mesmo que você seja possuidor de bens, de prestígio social, de carros que poucos têm ou títulos.

Há um salvacionismo de infância que te acordando dos traumas, revisados e resolvidos, revisitados, basta encontrá-los, ainda pode te botar de pé, salvar você desse abismo profundo. Acorde!

Quem é você afinal? Nisso reside ser ou não ser amigo de si mesmo.

Sou o que não sou e quis ser. Seria isso? É isso? Sou o filho da pretensão que gerou a paternidade do egoísmo? É esse sentimento que preside minha conduta? Com esse perfil ególatra o mundo não me conheceu como pretendi ser e nem como sou. Como sou seria muito, realidade desconhecida, não percebida, mas me fiz um nada por querer ser o que não era nem poderia ser. E podia ser tanto, ao menos para mim continuo sendo. Paguei por não ser como sou e paguei mais e muito pela soberba que me isolou de mim e do mundo. Pensei e penso que era o que não sou, e não prosperei como pessoa. Entendo agora porque não fui compreendido ainda que sendo um ser. Fui um ser de mentira, um ser que não foi, virei meu rosto para minha identidade, esqueci que sendo o que era já alcançava bastante e muito, era filho de Deus, descendente de David e Cristo. Não achei minha identidade em tempo de ser pessoa integral. Mas sempre há tempo. Uma legião de pessoas transita por esse campo minado, não saber quem é.

Reedição alterada.É sempre bom lembrar a realidade.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 22/08/2014
Reeditado em 22/08/2014
Código do texto: T4932947
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.