Reciclagem

Numa bela manhã de sábado resolvi tirar algumas cópias xerográficas em uma papelaria perto de casa, na verdade eram muitas cópias, e durante o tempo que estive lá presenciei uma cena inusitada.

Uma professora se aproximou do balcão e pediu para tirar cópias que seriam distribuídas aos seus alunos, mas solicitou que as cópias fossem tiradas em papel reciclável. O atendente após uns minutos de reflexão decretou:

- Com papel reciclável fica R$ 0,04 centavos mais caro.

A professora concordou, assim, a cópia que custava R$ 0,10 centavos passou a ser cobrada $ 0,14 centavos pelo fato da professora ter consciência ecológica.

Fiquei me perguntando qual a razão de tamanho absurdo, afinal uma árvore vale menos que o lixo reciclado? A resposta é pior ainda, alegam que pelo fato de não ser tão procurado o papel reciclável é mais caro, e seu preço só cairia se sua produção e procura aumentassem muito.

Provavelmente isso não é verdade, e ainda que fosse o mínimo que o governo deveria fazer é adotar medidas para subsidiar o papel reciclável, de uma forma bem simples: Imposto mais alto para o papel novo (árvore morta), sem impostos para o papel reciclável (menos lixo). Os problemas do mundo estão muito mais nos gabinetes e nos palácios do que em qualquer outro lugar.

Voltando a minha história, após a professora ter pago suas cópias e se retirado da papelaria, chega um homem com algumas notas fiscais na mão e pede para que sejam copiadas. Uma outra atendente faz as cópias, mas sem se dar conta usa os papéis reciclados que ainda estavam na máquina, e então pergunta para o homem:

- Pode ser neste papel mesmo?

Ele então balança os ombros, recolhe as cópias e se dirige ao caixa onde cobram R$ 0,10 por cada cópia.

Moral da história, quem se preocupa com o futuro do planeta já está pagando a conta.