365 crônicas em um ano
Terminei.
No dia 22/08/2013 eu tive uma ideia: "Vou escrever uma crônica por dia durante um ano". Pois bem: hoje eu escrevi a de número 365.
Durante o último ano, eu estive todos os dias diante de uma folha em branco do Word tentando arrancar de mim algumas coisas originais, bonitas e engraçadinhas. E foi todos os dias MESMO, sem essa de adiantar a crônica do dia seguinte. Escrevi aos sábados, domingos, feriados, Natal, dia de jogo do Brasil... everyday.
E não falei sobre a falta de assunto e nem fiz as memórias da minha infância.
A troco de quê tudo isso? Bem, eu gosto de escrever e sempre ficava admirado quando lia aqueles cronistas clássicos falando que escreviam crônicas diariamente. Resolvi me desafiar a fazer o mesmo. E provei a mim mesmo que é possível sobreviver depois de uma empreitada dessas.
Eu estava tentado a fazer um livro com todas as 365 crônicas, mas seria um calhamaço tão grande, e englobaria tantos textos meia-boca que fatalmente somos obrigados a escrever em uma rotina assim, que estou considerando a ideia de selecionar mais ou menos um terço delas, as melhorzinhas.
Independente do livro, o grande resultado para mim é: estou escrevendo muito melhor. É um exercício e tanto, você se obriga a se virar, a buscar tema onde não tinha, a variar o jeito de escrever para não ficar tão repetitivo... e estou extremamente feliz com a maneira que estou saindo deste projeto.
E só sei de uma coisa: amanhã eu não escrevo nada.