Aventura no desconhecido

Ontem, após tentar escrever um artigo com o intento de publicá-lo em alguma revista, eu me vi insatisfeita, pensando:"Essa não é minha maneira de escrever. Eu não escrevo assim, seguindo um monte de regras, eu gosto de me sentir como se estivesse me aventurando no desconhecido, andando por lugares até então inexplorados."

Não que eu não tenha escrito artigos antes. Já tive que escrevê-los para trabalhos na faculdade e, embora tenha conseguido boas notas com eles, senti-me podada. Não podia exercer minha criatividade, ser, enfim, eu mesma. Quando escrevo um poema, conto, crônica ou pensamento, eu me sinto realizada, porque escrevi com liberdade mas, ao escrever um artigo,sinto que fiz algo que não tem sentido para mim. Primeiro, ao escrever um artigo, se eu expressar algo, tenho que provar que alguém o disse antes, sob pena dele não valer nada e, num pensamento meu, não tenho que provar nada, além das minhas palavras poderem fluir livremente. Bem, penso que errei ao dizer "minhas palavras", porque as palavras não me pertencem. Aliás, elas não pertencem a ninguém. São livres e apenas se valem de nós para se expressar e formar mensagens com significado.

Entendo que escrever artigos deve seguir regras, mas não consigo evitar a sensação de que a escrita acadêmica me impede de extravasar o meu espírito.