Cães - Como não amá-los, apesar de tudo?...


-Mootley! De novo não!...

Acabáramos  de chegar de um passeio ao gramado onde ele fez suas necessidades, e mal entramos em casa, ele solta mais xixi no tapete. Vivo sempre com vassoura, desinfetante, escova e pano de chão preparados, sempre por perto. Parece que o Mootley ainda não entendeu aonde é o banheiro.

Lembro-me que o Aleph, meu primeiro cão, um Rottweiler maravilhoso que deixou muitas saudades, aprendeu na primeira semana a usar o jornal e a respeitar os espaços da casa. O mesmo digo da Latifah, nossa outra Rottweiler, que deixou-nos há apenas dois meses. Depois que o Aleph morreu, ela passou a habitar dentro de casa conosco, e quando saíamos, deixávamos que ela ficasse sozinha em casa (a porta dos fundos aberta para que ela saísse e entrasse à vontade), e quando chegávamos, tudo estava na mais perfeita ordem, a não ser por alguns fios de pelo aqui e ali que eram rapidamente aspirados ou varridos. 

Tento buscar informações sobre o assunto coco/xixi, tentando ajudar não somente a nós mesmos, mas ao Mootley. Aprendo que cães menores precisam urinar mais vezes, e que eles só obtém total controle sobre o ato de urinar e defecar  a partir dos seis meses de idade, aproximadamente. Leio sobre algumas técnicas que dizem (todas elas) que punir, gritar ou esfregar o focinho do animal sobre seus dejetos não funciona, e ainda pode causar problemas de comportamento, como agressão, medo ou o hábito de comer as próprias fezes (eca!) para esconder do dono a prova do 'crime.'

Assim, vamos nos adaptando e aprendendo aos poucos o que esperamos um do outro. Cães pequenos são mais emocionalmente dependentes, e o Mootley está apenas começando a passar mais tempo no jardim, longe de mim, sem ficar chorando e arranhando a porta compulsivamente, como no início. Temos feito progressos.

Lembro-me que Aleph e Latifah ficavam sempre sozinhos no jardimn, sem chorar, desde pequenos, e aceitavam muito bem ficar horas ou dias sem a nossa presença, quando precisávamos sair ou quando viajávamos e os deixávamos aos cuidados de meus sobrinhos ou de um amigo. Acho que com o Mootley não será tão fácil... os cães da raça dele - Cocker Spaniel - não gostam de ficar sós. Quem sabe, providenciemos um amigo ou amiga para ele?...

Mas antes de adquirimos um cão, é bom que passemos algum tempo pesquisando sobre a raça para que não haja decepções devido a expectativas não realistas. Para mim, um cão é um novo membro da família que chega, e devolvê-lo ou dá-lo para que outra pessoa o crie é inadmissível.  


Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 20/08/2014
Código do texto: T4930271
Classificação de conteúdo: seguro