Eleição para apóstolo
E a gente fica imaginando como seria se, ao invés de realizar aquelas autoritárias nomeações, Jesus tivesse promovido uma eleição para escolher os 12 apóstolos que iriam acompanhá-lo. Veríamos propagandas eleitorais como as que se seguem.
Pedro: Você me conhece, sou pescador no mar da Galileia. Ainda que todos se escandalizem pelo nome de Jesus, eu não me escandalizarei. E, se necessário for, estou disposto a morrer com ele.
Judas: Amigos, estão tentando burlar as leis para me tirar dessa eleição. Reafirmo que não fui condenado em nenhuma instância. Sou Ficha Limpa! Leiam toda a verdade em meu site.
Tomé: Está descrente de todos os messias que andam por aí? Não tem certeza se Jesus é o Cristo? Vote Tomé para apóstolo que eu sentirei as suas chagas e descobrirei se fala a verdade.
Tiago: Sou filho de Zebedeu, um homem honrado que oferece emprego a muitas famílias no mar da Galileia. Tenho no sangue o desejo de servir ao próximo. Junto com Jesus farei ainda mais.
Mateus: Durante anos fui coletor de impostos em Cafarnaum. Conheci de perto a realidade das pessoas mais necessitadas. Agora no time de Jesus, lutarei por um mundo mais justo.
Maria Madalena: Sou Maria, a chamada Madalena, da qual saíram sete demônios. É preciso acabar com o machismo no apostolado. Lutarei pelos direitos da mulher à salvação.
João: Juventude da Galileia! Sou aquele a quem o próprio Jesus chama de discípulo mais amado. Para um apostolado jovem e renovado, não se esqueça, no dia 25 de dezembro, vote João.
E muito outros surgiriam, como o jovem rico, argumentando que desde a mocidade guarda os mandamentos. Jesus ouviria a todos atentamente e concluiria: “Eleição? Só por Deus mesmo”.