O estranho caso dos ventiladores do PC

Estava lembrando de um pequenino problema de solução engraçada.

Um técnico/vendedor de computador vinha tendo problemas com os PCs que vendia; as novas máquinas vinham superaquecendo devido, supunha ele, à enorme potência dos recentes processadores. Quando aqueciam excessivamente paravam de funcionar.

A solução proposta pelo técnico foi bastante simples, óbvia: acrescentar mais um ventilador (cooler) à caixa da máquina. Apesar da providência, os novos modelos vinham superaquecendo, indicando uma acentuação do problema, razão pela qual passou a vender todos os seus computadores com dois ventiladores, e, mesmo assim, sem solução definitiva. Passou a desejar e esperar que as novas caixas viessem com um terceiro “buraco” para o encaixe de mais um ventilador.

Quando uma usuária me informou estar tendo o problema com seu computador recém comprado, apesar dos dois ventiladores já instalados, perguntei como eles estavam instalados, se jogavam o ar para dentro ou para fora. A dona do PC se sentiu meio insultada, respondeu que, obviamente, ambos jogavam ar para dentro da caixa, já que o intuito era resfriá-la. Recomendei então trocar o sentido de um deles, o do alto. Sugeri trocar a face do ventilador de modo a fazê-lo jogar o ar para fora.

A moça quase indignou-se com o que parecia enorme burrice, — mas vou ter que esfriar o lado de fora? Apesar de minhas explicações não terem sido convincentes, ela testou minha sugestão absurda, que pareceu dar resultado. Após um ou dois dias sem problemas de aquecimento, ela concluiu que o processador havia sido consertado parando de dar problemas, (descabida a hipótese de que a inversão de um dos ventiladores, “resfriando o lado de fora”, tivesse acarretado o resfriamento do PC). Recolocou, então, mãos à obra e retornou o ventilador à posição original, “correta”, ventilando para dentro da caixa. Coincidentemente, e de maneira surpreendente o PC voltor a desligar em consequência de aquecimento. Tendo sido informado do retorno do problema, informei meio consternado não saber o que fazer se a inversão do ventilador não funcionara. Para minha surpresa ela disse que parecia ter funcionado, sim, e que, magicamente, enquanto o ventilador esteve jogando o ar para fora, “resfriando o lado de fora o PC” não apresentou problema, voltando a esquentar após o retorno ao estado original.

Usei então uma certa autoridade além da consagrada máxima: “em time que está ganhando não se mexe”, para exortá-la a retornar um dos ventiladores à posição invertida; a providência, de fato, surtiu bom efeito resolvendo novamente o problema. A incrédula ainda se viu obrigada a repetir o teste, antes de constatar, para seu espanto, o esquentamento rápido e subsequente do computador com os ventiladores na posição original.

Só então atentou para minha explicação: não se tratava de “resfriar o lado de fora”, mas de aumentar o fluxo de ar na caixa. O resfriamento é dado pelo fluxo de ar que o segundo ventilador acabava por impedir quando ambos jogavam o ar para dentro. A inversão de um deles, restabelecia, e ampliava o fluxo de ar dentro da caixa resfriando o PC eficientemente.

O mundo parece bem surpreendente quando não o compreendemos.

Estou contruindo um site em:

http://gustavogollo.wix.com/gustavo-gollo4