CELACANTO PROVOCA MAREMOTO

CELACANTO PROVOCA MAREMOTO

Em meados dos anos 70, em boa parte da Zona Sul carioca -- dizem que "se espraiou" depois para o Rio todo -- surgiu em tapumes e paredes de prédios abandonados, em túneis e até no asfalto nu e cru a expressão "Celacanto provoca maremoto". Até onde sei, nunca se encontrou o autor da "lorota", jamais se soube o que motivou o sujeito a "sujar" meia cidade com isso. Adiante, lhe seguiu um poeta, creio que argentino, que rabiscou poemas em todos os lugares onde passou, belos momentos de lirismo feitos COM GIZ e boa-vontade.

Com o fim do Regime Militar e a criação de inúmeros Partidos políticos -- para "justificar" uma Democracia que concretamente jamais existiu no Brasil -- paredes, postes, túneis, casas, morros e tudo o mais foram tomados por propaganda de candidatos nos quais NEM A FAMÍLIA votava, tal o "valor" moral das "figuras". Mas os tempos "mudaram" e, num país que se vangloria de ter subido (?!) 6 ou 10 degraus no ranking da Educação, foi preciso fazer Lei a fim de que tais candidatos respeitassem a propriedade alheia... ou, pelo menos, a Cidade.

Nação exemplar no quesito EDUCAÇÃO, precisamos DE LEIS para respeitar o idoso, respeitar a mulher, respeitar o deficiente, Leis para respeitar a criança, o trânsito, o meio-ambiente, Lei para "respeitar" as leis e vemos os políticos DESRESPEITANDO todas elas.

Os recentes eventos ligados ao MENSALÃO petista nos deram uma pálida idéia do "comportamento" dos políticos frente às Leis que êles mesmos criaram. Supunha-se que a Internet nos permitiria comentar livremente sobre todos os assuntos e pessoas.

Ledo engano... a LEI DA MORDAÇA, "traduzida" como MARCO CIVIL (civil porquê? militar e padre não usam Internet? os Governos todos não têm sites nela?) está pronta a SILENCIAR qualquer um que passe dos elogios (mesmo falsos) para a crítica, a denúncia rasa, a VERDADE, enfim.

E não é que um bem cevado prosélito da Politica(lha) rasteira praticada " séculos" nos "arraiais" de Ananindeua decidiu me achincalhar apenas porque ousei criticar um evento que, no meio do ano, já pretende CONSAGRAR como heróis (ou coisa parecida) de 2014 empresários E POLÍTICOS locais? Camarada, o "ano legislativo" começou em 10 de março no país inteiro... em junho há férias escolares e da Política também. Em julho tivemos a COPA dos vexames e, em setembro, deputados do Brasil todo irão tratar de suas reelições. Portanto, serão menos de 4 MESES de "trabalho", na verdade, MENOS DE 20 DIAS em realidade, atuando no Plenário... já que, em Ananindeua, desde 1990 -- quando eu frequentava a Câmara Municipal, para visitar um amigo que se fez vereador por seus próprios méritos -- as sessões OFICIAIS passaram de 3 dias para 2 e, adiante, para 1 dia somente, primeiro às quartas-feiras, depois às sextas à noite e, por fim, segundo soube, aos sábados.

Mas, isso pouco me importa... 4 dias OBRIGATÓRIOS por mês, MENOS DE 50 DIAS por ano legislativo e, em Brasília, tem deputado paraense que nem isso faz, aproveitando-se das tais "faltas justificadas".

Para isso VOTAMOS, para isso sustentamos "fichas limpíssimas" pagos a peso de ouro para fazer LEIS que nem mesmo êles cumprem. Em meu comentário apenas questionei se essa festa não estava sendo custeada COM O DINHEIRO DO POVO! Pelo visto, "Arlindo", você já não é mais povo, está a reboque do Poder e não admite que alguém queira saber a origem da verba de uma comemoração tão... extemporânea, faltando ainda 4 meses e meio para o fim de 2014. Em todo o caso, faça bom proveito e aprenda, de uma vez por todas, que "OPINIÃO não se discute"... nem a minha e nem a sua.

Enquanto vendedor (e contato) do JORNAL POPULAR (entre 1987/89) de um certo Nilson Brasil, aqui no bairro Cidade Nova 4, "tomei um porre" tão grande dessa politicagem nefasta -- tão ao gosto do Pará e tão comum no Brasil inteiro -- que jamais me recuperei. DETESTO POLÍTICA e detesto ainda mais os políticos... tenho certeza absoluta que, se a Terra os engulisse a todos, não fariam A MENOR FALTA.

E aprendi isso quando você ainda "soltava pipa" ou brincava de "pique-esconde"... por isso, não me venha dar lições nessa área! Vi tudo o que precisava ver -- e até o que não precisava! -- e não gostei nem um pouco DE NADA de tudo o que eu vi, ouvi e vivi aqui.

"NATO" AZEVEDO (escritor e compositor) 17/08/2014

***********************************************

INFERNO E PARAÍSO

I

ANANINDEUA segue, sempre aos trancos,

promessas de Progresso pouco explícitas,

solapadas por práticas ilícitas,

praças tristes, sem cobertura, bancos.

I I

Na Cidade sem teatro nem cinema,

o lazer do adulto é baile e "pelada".

Resta aos demais brincar na "chuvarada"...

ir atrás de pipa, feito um "panema"! (*1)

I I I

Se -- SEM NADA de tudo -- ficas "down",

cante e rebole igual Carlinhos Brown...

exalte esse "show de Democracia"!

I V

Se junte aos políticos nessa farra!

"Torre" o dinheiro público na marra...

e, depois, comemore a "putaria"!

"NATO" AZEVEDO (18/08/2014)

OBS: (*1) - PANEMA, termo popular no

Pará para abobalhado, tolo, abestado.

*******************************************

"CALA A BOCA, PADILHA!" (*1)

I

Cego sem bengala nem cão capaz

É O ELEITOR... não preciso ser gênio

para ver, VOTANDO, "ananins" ingênuos

iludidos por espertos demais.

i i

Tolo "Arlindo"... do pai indescritível

não herdou nem sequer inteligência,

pois defende com feroz insistência

essa "Politicagem" insensível.

I I I

Triste INTERNET, "portavoz" da Política

desta Nação estúpida, raquítica,

em que os decentes fazem tanta falta.

I V

Oh, pobre Ananindeua de patetas,

cujo futuro quem sempre "arquiteta"

são os "espertos"... unidos em malta!

"NATO" AZEVEDO (18/08/2014)

OBS: (*1) - a expressão "Cala a boca,

Padilha!" era usada, nos tempos da

CENSURA, em programa de humor

(da TV Globo) para criticar os absurdos

do Regime Militar, nos anos 70.