AS SEREIAS EXISTEM
Século XXI. No dia 6 de março de 2010, o Doutor Torsten Schmidt, um dinamarquês trabalhando para o governo da Islândia, nas proximidades da ilha de Jan Mayen, um ilha norueguesa perto da costa da Groenlândia, quando seguia com sua equipe em direção à costa da Noruega, fazendo testes para prospecção de petróleo na área, conseguiu filmar um ser com o corpo misto de ser humano e peixe, tal como as sereias dos contos dinamarqueses que pairam na imaginação de quantos os leram na infância. Coisa surpreendente e interessante é notar que já existiam contos de sereias pela região.
A sua característica principal é uma crista que vai da testa até certo ponto das costas como se fosse um peixe. Como estavam trabalhando para o governo islandês, solicitaram às autoridades estudos de impacto ambiental. Porém os oficiais recusaram e lembraram sobre o termo de privacidade e tiveram todo o material confiscado como se já soubessem da existência desses seres na região.
Antes disso já se sabia do episódio do encontro de um desses seres filmado por um garoto num barco de pesca no Mar Adriático.
O Dr. Paul Robertson, ex-biólogo da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica - NOAA, dos Estados Unidos também constatou a presença desses seres ao fazer testes de sonar pela Marinha dos Estados Unidos no Mar do Norte. Esses testes de sonar estavam matando centenas de peixes e baleias que vinham dar às praias e ele acredita que esses seres também sejam impactados com os testes de sonar. Entrou em contato com especialistas dos Estados unidos e Grã Bretanha que por sua vez, também contestaram.
Há notícias do caso de um destes seres que apareceu também nas costas da África do Sul.
Mas, a presença desses seres é coisa antiga. Na década de 1800. um "showman" dos Estados Unidos, P. T. Barnum, criou um museu de curiosidades, o Barnums American Museum, na cidade de Nova York e programou uma exposição para o mês de julho de 1865, mais precisamente no dia 15, onde seria exposta a "Sereia de Fiji" (uma sereia encontrada nas Ilhas Fiji, no Mar do Pacífico) como principal atração. Surpreendentemente no dia 13 de julho, um surpreendente incêndio destruiu todo o museu Barnums.
Em 2010, ano do bicentenário de P. T. Barnum, foram achadas fotografias da coleção inclusive da "Sereia de Fiji" que possui incrível semelhanças com os seres vistos nas prospecções das Costas da Groenlândia, do Mar do Norte e do Mar Adriático.
Supõe-se que esses seres, sejam seres inteligentes que vêm se mantendo escondidos durante todos esses séculos (desde as sereias dinamarquesas, a ypupiara dos nossos indígenas e outros seres semelhantes). Para que esses temas sejam realmente elucidados é necessária que haja boa vontade por parte de pesquisadores interessados no tema pois nota-se uma tendência dos governos das regiões onde eles se encontram em esconder e dificultar as pesquisas.