Responsabilidade e amizade...

" Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas..."

(Do livro : O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint Exuperry.)

Tenho pensado muito, nestes tempos de agora, sobre esses temas: A responsabilidade e a amizade. Algumas pessoas andam a cata de receber amor, carinho e compreensão. Muitas vezes nem se lembram de que tudo nesta vida não passa de retorno. Tudo que temos, de alguma maneira foi plantado em nossas vidas. Nós plantamos e colhemos com fartura, dependendo da quantidade que plantarmos. Fui testemunha de uma história que muito me chamou a atenção.Ela mesma me contou)

Todos os dias, uma amiga minha reclamava sem parar para o pobre marido, que calmamente lia o seu jornal. O assunto era sempre o mesmo. A vizinha que não lavava a roupa direito. A roupa estava encardida, a roupa estava mal lavada, a vizinha era péssima esposa, etc. A amizade com a vizinha era muito fraca. Mal conversavam e assim mesmo fazia esses comentários, que sem que ela soubesse, a vizinha acabava escutando. Muito calma, a senhora não se abalava e continuava a falar cordialmente com a vizinha reclamona e seu marido tranquilo.

O tempo foi passando e o marido foi perdendo a paciência, mas sem nunca alterar a voz ou comentar com a esposa.

Um dia, a esposa levantou um pouco atrazada e ao abrir as cortinas, falou espantada para o marido:

- Nossa , amor, acho que finalmente a vizinha ou mudou a marca do seu sabão, ou aprendeu a lavar roupa!

Ao que o marido simplesmente e calmamente como sempre, lhe disse:

- Não querida. Hoje acordei mais cedo e lavei nossas vidraças.

Já havia escutado uma história parecida com essa, como mensagem e nunca pensei que fosse presenciá-la tão perto. Muitas vezes somos responsáveis por tornar a nossa vida mais difícil e por tornar as pessoas mais afastadas de nós. A minha amiga de quem Gosto muito, depois desta lição aprendeu a ver as coisas com outros olhos. A amizade precisa ser cultivada. Se cuidarmos direitinho de nossas amizades, certamente colheremos bons frutos. Nunca teríamos que conviver com a mesma dificuldade da raposa de Saint Exuperry. Quando se ama alguém de fato, sente-se responsável por ele, a ponto de se preocupar, mesmo nas adversidades da amizade. Assim nossas amizades seriam duradouras e tranquilas. Já pensaram se a vizinha criticada, injustamente, revidasse e passasse a tratar mal a fofoqueira? Mas não foi o que aconteceu. E isto aconteceu por muito tempo mesmo. Ao ver o vizinho lavando a vidraça, sorriu e se aproximou da outra, oferecendo-se em amizade. Hoje são amigas de fato. Graças a DEUS!!!

Reflitamos sobre isso. Quem sabe Alguns de nós nem se lembre, no futuro, de um tempo que não tinham amigos e se lamuriavam de que "ninguém me ama, ninguém me quer"...

Abraços. Nilma Rosa

Nilma Rosa Lima
Enviado por Nilma Rosa Lima em 15/08/2014
Código do texto: T4923488
Classificação de conteúdo: seguro