“No Meu Tempo”
 
Sou um saudosista, porém  curto o presente e me preocupo com o futuro da família, dos  amigos, da sociedade, da natureza e da Terra.

Nos meus tempos de infância e juventude, vivia na plenitude da calmaria.

Não sonhava como agora.

Vinha de uma infância feliz, de muitas brincadeiras e lembranças inesquecíveis.

Na adolescência o deslumbramento, curtindo os “Verdes anos”, as primeiras namoradas, o 1º baile, a 1ª transa...

E as soirées(1) nos finais de semana? - Paqueras à vista...

A música das bandas e cantores de rock nos embalava ao som de Beatles, AC/DC, Aerosmith, Credence, Led Zeppelin, Peter Frampton, Elvis Presley, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Queen, Ramones, Nirvana, Rolling Stones, The Ventures, The Who, Bob Dylan, The Animals, e outros. 

The Clevers, Jordans,Tony e Celly Campello, Renato e seus Blue Caps, Os Mutantes, Roberto e Erasmo, Ronnie Cord, Eduardo Araújo, Ronnie Von, Demetrius,Raul Seixas e Secos e Molhados mandavam seus recados.

Os brasileiros: Gil, Caetano, Bethânia, Tom Zé, Nara Leão,Tom Jobim, Gal Costa, Wilson Simonal,Rita Lee, Edu Lobo, Geraldo Vandré, Martinho da Vila, Jorge Ben e muitos tantos davam o seu show na década dourada.

A vida nas pequenas cidades era pacata, sem drogas ou crimes.

A maioria se locomovia em bicicletas, os mais abastados em lambretas e motos importadas.

Os bares raramente eram frequentados por garotas.

A 7ª arte estava no auge.

Filmes que deixaram doces lembranças: My Fair Lady, A noviça rebelde, Bonequinha de luxo, A primeira noite de um homem,  Ao mestre com carinho, Loucuras de verão,Ben Hur,Lawrence da Arábia, Amor, sublime amor,A conquista do Oeste,Genghis Kahn,Labirinto de paixões,Círculo do medo,O sol por testemunha, A noite dos generais, O mais longos dos dias, Uma odisséia no espaço, Série do 007,O assalto ao trem pagador e centenas de outros.

Tubinhos, batas, minis e tailleurs ditavam a maneira de vestir feminina nos anos 60.

Paletós sem colarinho, calças Jeans e camisetas eram adotados pelos homens.

A Televisão no Brasil teve sua primeira transmissão em setembro de 1950 – TV Tupy – na década de 60 haviam no Brasil, cerca só de 200.000 aparelhos.

Poucos tinham acesso a nova tecnologia e os programas eram péssimos( a maioria produzida nos USA).

O grande acontecimento  na época foi a inauguração da nova capital Brasília, em 21 de abril de 1960.

Em 1964 os militares deram um golpe de Estado.

O Brasil mergulhava nas sombras dos porões da ditadura.

O golpe  durou de 1964 até 1985 – mais de duas décadas perdidas.
 
E assim ocorreram alguns fatos relevantes “No Meu Tempo”.


(1) Soirées - Encontro dançante entre a juventude da época.
 

Este texto faz parte do Exercício Criativo – No Meu Tempo.
Saiba mais, conheça os outros textos:


http://encantodasletras.50webs.com/nomeutempo.htm

Reeditado
Maurélio Machado