Exemplos da Natureza
Exemplos da Natureza
Tem um ditado que diz:
Quando não sabemos como fazer alguma coisa, então devemos procurar no Livro dos Exemplos o eco dos pensamentos e da sabedoria.
Ora, a Natureza indômita, diariamente nos dá um espetáculo a cada novo amanhecer, quando o Sol, com seus incontáveis raios de luz que iluminam em todas as direções, favorecendo a continuidade da vida, que se manifesta nas mais diversas formas, em um frenesi mobilizando toda forma de ser vivo.
E quando chega o ocaso, acontece o paradoxo da noite engolindo o dia, cedendo espaço para a Lua soberana brilhar no céu estrelado.
No entanto, a natureza é sábia em seus desafios e contradições. Vejam que quando uma fera mata, é chocante, mas, mata só para alimentar-se. Neste momento esta acontecendo uma seleção natural, pois a fera mata os fracos e doentes evitando a proliferação de doenças. Mas, se este elo for rompido, instala-se o caos, e será preciso restabelecer o curso que a natureza impõe, pois em até uma pequena gota de orvalho a vida esta presente.
A nossa passagem para o futuro, esta na simples ação do pássaro que alimenta-se dos frutos, e deposita suas sementes em outro lugar na floresta.
O menor inseto quando busca o alimento, irá polinizar outras flores ao longo da sua jornada, favorecendo o crescimento de grandes árvores que darão sombra ao viajante da nossa Nave mãe, também chamado de Planeta Terra.
E essa, é só mais uma história... que existe nos sonhos de um pensador.
Onofre Vieira