Educação

Sinto em tudo e todos um total desinteresse. Para alguns pais é comum participar e organizar a vida escolar do filho. Para outros isso passa como um borrão, sem atenção, sem emoção.

A escola deixou de ter status de organização educacional, para ter status de depósitos de problemas.

A algum tempo venho pensando em como as coisas estão ruins, e como o todo deixou de se movimentar em prol de reais melhorias. E ainda para ajudar vi uma matéria na internet que dizia que o governo está pensando em premiar os alunos que passarem de ano com algumas quireras de reais, em vez de fazerem investimentos que tirassem nossas crianças e adolescentes semi analfabetos dessa situação revoltante.

Assim, o governo imagina fazer cair o índice de evasão escolar. Ora, o que pensam esses senhores! Nossos filhos não precisam de migalhas e sim de instituições auto suficientes e com recursos necessários para seu desenvolvimento, precisam de professores capacitados e motivados e precisam ser respeitados como cidadãos merecedores de uma educação séria e eficiente, para que não se sintam envergonhados por estudar em uma escola pública ou por não terem MBA.

O que quero e desejo e exijo é que meus filhos possam se sustentar dignamente, sem que tenham necessidade de fraldar o já falido inss, com pedido de auxílio doença inexistente, ou com aposentadoria por invalidez precose, para assim terem uma segunda renda oriunda de um trabalho honesto.

Cada pai deve criar seu filho para a honestidade, para o trabalho, para a dignidade, a escola faz parte - ou deveria fazer - dessa formação, ela é fundamental para o desenvolvimento como um todo e não só para que nossos filhos possam ler os nomes dos candidatos em cedúlas eleitorais, ou para que reconheçam o número do candidato no dia da eleição.

Essa hipocrisia cansa, revolta, nos faz de tolos. Até quando essa situação será sustentada e aceita por nós pais, pelos professores, pelos alunos, enfim pela sociedade como um todo.

Se me perguntassem a solução não saberia dizer, não me formei em economia, ou pedagogia, ou em qualquer outra "ia" necessária para ser ouvida. Mas ainda acredito que os pequenos gestos do dia dia, como olhar um caderno, assinar uma prova, buscar o boletim em uma reunião escolar, fazem diferença. Participar da vida escolar do filho e conhecer os problemas diários da escola, se prontificar a fazer sua parte já é um grande passo.

A nossa responsabilidade como pais vai além de garantir a matrícula dos nossos filhos em qualquer escola que seja, a do professor vai além de dar a nota alta ou baixa no final do bimestre.

Nossa responsabilidade vai muito além, cada um que ache o seu calcanhar de Aquiles e comece um movimento interno para que mudemos essa situação catastrófica da nossa educação.

Teremos que caminhar a passos de formiga no princípio, mas tudo tem um começo, que se bem estruturado vale a pena.

Nossa educação ainda vale a pena! Nossos filhos valem muito a pena!

Esse texto foi criado depois da leitura de " A Constante Discussão Educacional - autora Profa "

Essa é a reportagem que me referi. " Bolsa família pode pagar R$ 204 anuais por aluno aprovado.Ig Noticias."

Patie
Enviado por Patie em 18/05/2007
Reeditado em 18/05/2007
Código do texto: T492004