MADURO COMO ABACATE
Entre todas as coisas que ficam na história da gente, que vivem nas lembranças, mesmo que não nos lembremos mais e, quando lembramos ficamos confusos sobre a autenticidade da obra, sempre estará uma pista, alguma coisa que a criança que fomos guardava como um segredo importante para ser revelado quando estamos adultos.
Então eu lembrei de um abacateiro que ficava em frente à janela do quarto dos meus pais, frondoso e fértil. Abacate não é uma fruta como a banana que dá o ano inteiro. À época do abacate eu ficava esperando que eles amadurecessem, era um ritual. Acordava e ia olhar para ver se já estavam maduros.
Hoje vejo que era um sinal que o garoto estava criando para o homem. O amadurecimento é só uma forma de dizer que tudo está pronto, que o tempo passou e que a expectativa criada desde o nascimento até agora fez parte da festa. Tudo tem de ser aproveitado.
Analisando mais atentamente os sinais podemos chegar a conclusões inesperadas. Eu tenho certeza de que eram meus olhos que amadureciam os abacates. De tanto olhar a gente passa a transformar o ambiente em que vive, passa a conhecer os detalhes e isso é o começo para uma tentativa nova,um cuidado maior com pessoas e coisas que fazem parte da nossa vida.