O TRIÂNGULO E SUA FORÇA.

As sociedades mostram seus perfis nas representações políticas, o vértice do triângulo define a base que o elege. Na sua ponta que mira o céu e cobre os espaços que ocupa, está o nível da educação eletiva, sua sabedoria em distinguir o certo do errado, enfim a postura ética.

O triângulo é muito abrangente, traz irradiação da sabedoria. São os três lados que vibram em todos os sistemas religiosos do planeta, relacionando-se com outras figuras geométricas.O triângulo equilátero simboliza divindade, harmonia, proporção. Como toda geração faz-se por divisão, o homem corresponde ao triângulo equilátero cortado em dois, ou seja, em triângulo-retângulo. Platão classificava o triângulo-retângulo como a representação da terra, fruto da lógica, seus três elementos. O simbolismo do triângulo é tão importante para o homem que chega-se a afirmar a inacessibilidade dele por pessoas que não reúnem um certo grau evolutivo, e o objetivo de uma eventual iniciação evolutiva é conduzir a pessoa a alcançar sua essência ao menos esotérica, sendo da obrigação do homem inteligente caminhar nessa direção sem ultrapassar o que está posto.Triângulo e espírito são termos que se confundem e são possuidores do mesmo sentido filosófico.Em determinados seguimentos religiosos a tradição simboliza Deus por um triângulo, cujo nome não se pode pronunciar.Os pitagóricos atribuíam valores metafísicos de grande importância em seu sistema filosófico.Encontramos na alquimia o triângulo simbolizando o fogo que vibra no coração dos evoluídos.Os maias denominavam o triângulo como a expressão dos raios do sol e o relacionavam com os brotos que formam o gérmen de milho.A maior compreensão mostra que o simbolismo do sol e do milho é duas vezes o símbolo de fecundidade.Na Índia, na Grécia e em Roma, o triângulo foi largamente utilizado principalmente nos frisos ornamentais, nos grandes frontispícios, me demoro a ver muitos na Itália, ainda preservados e não canso de apreciar ornados em frisos e fustes.No sistema maçônico o triângulo simboliza a divindade principalmente no “Delta Luminoso”, representando o “Senhor das Eternidades”. Se encontra, pois, manifestado em toda a natureza, obedecendo a forma trina.Em vários sistemas filosóficos é agrupado em tríades com grande sentido moral : Pensar Bem, Dizer Bem, Fazer Bem; Sabedoria, Força, Beleza; Nascimento,Maturidade,Morte;Cabeça, Tronco, Membros. Milhares de trilogias podem ser citadas e através da meditação conjugar outras tríades para ampliar nossa percepção.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/08/2014
Reeditado em 11/08/2014
Código do texto: T4918051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.