Para os que não têm bons pais

Neste Dia dos Pais, é triste pensarmos que nem todos têm ou tiveram a sorte de ter bons pais. Sabemos que muitos pais estão longe de ser bom exemplo para os filhos ou de representar uma fonte de amor e segurança para os meninos e meninas que, como seres em desenvolvimento, precisam sentir que são amados e que poderão ter na figura paterna alguém a quem pedir conselhos, apoio ou mesmo que imponha limites para que eles adquiram noções de certo ou errado. E, embora não gostemos de admitir, há pais que são ruins para seus filhos.

Quando pensamos em pais que são capazes de causar danos a seus filhos,não falamos apenas em pais como Leandro Boldrini ou Alexandre Nardoni. Quantos pais não há que abusam dos filhos física e sexualmente, abandonam os lares ou que, então, cometem outro tipo de violência, a psicológica que, ao contrário da física, provoca dores que podem nunca sarar? Sim, pais assim existem em grande quantidade e nós podemos não percebê-los, talvez porque, até mesmo, eles passem facilmente por cidadãos exemplares, trabalhadores honestos, cumpridores dos seus deveres e admirados por muitos mas, em seus lares, eles maltratam seus filhos, dando a entender que não passam de pesos nas suas vidas, humilhando-os, xingando-os, apontando apenas seus defeitos, nunca reconhecendo suas qualidades e esforços e fazendo-os sempre entenderem que nunca serão ninguém na vida. Muitos filhos crescem ouvindo os pais a chamá-los de "burros", "inúteis", "idiotas" , "que não fazem nada certo", "só causam aborrecimento" e outras coisas que minam a autoestima de seres tão jovens que precisam sentir que têm valor e que devem investir em si mesmos.

Esses pais ainda fazem jogos perversos de manipulação, dando a entender que "fazem tudo pelos filhos", que estes não entendem que "o que eles fazem é para o bem deles" e que querem que eles façam as coisas direito. Além disso, há os que, se os filhos mostram que não gostam de ser chamados de incompetentes, falam que fazem isso para que eles se desenvolvam na vida. Acontece que chamar alguém de burro ou inútil não fará esta pessoa se desenvolver, porque, numa idade tão vulnerável, na qual os filhos tendem a acreditar em tudo o que os pais dizem, esses entenderão que não possuem nenhuma boa qualidade, não são amados e que, se os pais não os amam, é porque eles não merecem ser amados por ser estúpidos e retardados.

Um tipo de pai que pode ser altamente danoso para os filhos é aquele pai que gosta de zombar dos filhos, apontando seus defeitos físicos ou comparando-o a tudo que é feio, desajeitado, colocando-lhe apelidos ridículos e grosseiros. Isso não é brincar, isso é pura crueldade, que pode levar a pessoa a sentir vergonha de si própria e desenvolver uma autoimagem extremamente negativa.

Filhos que têm a má sorte de ter pais desse tipo fatalmente tenderão a ser jovens e adultos problemáticos, pois cresceram num ambiente doentio e que as punha em constante sobressalto. Há casos e casos de filhos que confessaram que viviam com medo de errar, porque sabiam que os pais os crucificariam ao menor sinal de falha cometida. É como se errar não fosse humano, mas uma prova inegável de que eles eram irremediavelmente incompetentes. Com o tempo, a não ser que os filhos sejam criaturas de escol, o amor poderá morrer, dando lugar à amargura, ressentimento e, em certos casos, ao ódio.

Infelizmente, muitos não possuem maturidade emocional para criar, amar e educar seus filhos e alguns são até mesmo desprovidos da capacidade de amar ou dar amor e vão gerar outros seres sem estar preparados para os sacrifícios que virão, os conflitos e exigências, despejando nos inocentes seres que cometeram o pecado de nascer todas as suas frustrações e raivas advindas de seu despreparo para guiar outros seres na estrada da vida.