PAI
Ser pai é ser pai. Ninguém é pai por acaso e o tempo é quem define seus objetivos.
Às vezes são ditas expressões tão belas e homenagens tão coloridas que emocionam os presentes. Contudo, a expressão PAI pesa uma grande responsabilidade e uma tarefa árdua que são para poucos.
Ninguém é pai por si próprio. Ser pai é compartilhar com o filho os mais belos momentos. É passar para a pequenina semente nascida um exemplo de coragem, de força, de carinho e de amor.
Ser pai é querer construir os mais belos ensinamentos da vida que o filho levará. Somente o tempo determinará o quanto é belo e responsável a vocação de ser pai.
Muitos são os sinônimos que se podem nomear a expressão PAI, mas para cada significado é diferente o seu entendimento.
Hoje, voltado por uma difícil crise econômica e social, a família é o mais rico tesouro dado por Deus. É através da crença em algo e da fé , pura e simples, que se encoraja a persistência da vida. A família é o centro do progresso e desse centro progressivo está a figura do PAI.
Pai forte e sincero, que somente visa o extenso universo do saber, pois a maior preocupação é saber como será o futuro de sua prole.
Pai honesto, que através de seu trabalho fortalece a grandeza da existência de seu nome, busca incansavelmente o labor para a garantia de seus filhos.
Pai humilde, talvez de conhecimentos, de esperanças, mas busca a cada dia mostrar o quando é importante mostrar para o filho o valor que existe dentro de si, mostrando o caminho da verdade, da honestidade, do verdadeiro caráter, enfim, mostrando para os filhos o que eles poderão ser.
Pai, sempre ser um pai caracterizado por amor, por respeito, por gratidão e por honestidade. Sempre ser um pai, ajudando o filho a crescer, ensinando-lhe o verdadeiro caminho.
Então, ser pai é ser tudo. É conquistar o mundo para seu próprio filho. É mostrar para o filho que a verdade e a felicidade estão tão próximas que jamais serão vencidas pelo caminho do mal.
Vale a pena ser pai, porque o curso da vida leva o ser humano ao caminho da paternidade, mas um pai verdadeiramente pai, em totais condições de vida e moralmente saciados pela verdade, pela justiça e pelo amor.