PAIXÃO. SIMBOLISMO DAS CORES.

Cor é o choque entre a luz e as trevas, sombra e claridade. Cores quentes, mais luminosas, cores frias, menos luminosas.No escuro a circulação sanguínea diminui, passando da sombra para a luz a circulação aumenta, é esta a razão do sol e seu amarelo simbolizarem vida, movimento, alegria.

É das trevas em que muitos vivem que saem os perigos, enquanto da luz sai a vida, a criação, a tranqüilidade.

A luz espiritual, plena e espaçosa, que quer dimensões maiores para brilhar e rebrilhar, difere da física, refere-se em parte ao que físicos como Einstein chamaram de "ondas imateriais", dimensões que compõem um complexo tempo-espaço. Sua propagação é irrecusável, está na energia.

O vermelho é a cor do sangue, símbolo da vida, da atividade, da combatividade, do ardor, símbolo da paixão imperiosa, recusada pelo medo da dominação, de que se foge para não soçobrar, cair aos pés da vontade subjugada, do sentimento forte.

Também se insere na sensibilidade, símbolo de todos os sonhos das revoluções. Nele está o Poder, que habita a paixão, na “Púrpura”, cor dos mantos cardinalícios, cor da majestade, símbolo da realeza, da aristocracia dominante, dos mantos imperiais, símbolo da autoridade.

Amarelo, cor do mundo transcendente, clareando a inteligência humana. Cor da revelação que ilumina o espírito humano em trevas, das virtudes teologais, simboliza a fé. Quando explica as virtudes mundanas, significa generosidade do coração, inspiração feliz, bom conselho, mas é também a cor da luz, do ouro, da intuição, da riqueza, da sabedoria. O amarelo da paixão está ligado com os envolvimentos captados pela força das riquezas a que as mulheres ficam submissas, entregues ao prazer da posse de seus desejos. O Poder humano cega as mulheres que o procuram pelo simples fato de ser Poder.

Nas páginas da história estão inscritos os sabores do Poder e o que fizeram por ele. Qualquer Poder, pequenino seja, é assediado pela conquista.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 08/08/2014
Código do texto: T4914358
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.