A EDUCAÇÃO  NA BERLINDA.
 
     Teóricos definem a educação com processo iniciado antes mesmo do nascimento do indíviduo. Filhos desejados e amados ainda no ventre materno tem probabilidades maiores de serem pessoas  emocionalmente saudáveis. Educação ventral, para a vida! Ao nascer, o individuo tem na família a primeira escola. Sabemos que é nos primeiros sete anos de vida que os pilares da personalidade e do caráter são alicerçados. É ai que aprendemos  e introjetamos valores que vão nortear a nossa vida e que serão vivenciados  nas relações de pertinencia  desenvolvidas na  família, na escola, no mundo do trabalho, na sociedade mais ampla. Aprendemos  com a vida e para a vida.
    Quando adentramos os portais da escola formal, iremos nos deparar  com outro tipo de educação. Iremos ter acesso ao conhecimento historicamente construído pela humanidade. Este é um direito inalienável. É na escola formal que iremos nos  apropriar das ferramentas que  nos permitirão atuar   em todas as áreas da sociedade.
     Embora a escola seja  muito criticada, e não é de hoje, nós saímos dessa escola e somos cidadãos de bem e é dessa escola tão mal afamada que estão saindo os profissionais que brilhantemente atuam no mundo do trabalho. Ou será que  essas pessoas são “iluminadas” e que aprenderam por si só?  Se a escola fosse tão ruim como querem os profetas do caos, a sociedade não teria nenhum avanço significativo. Uma sociedade sem escolas, como querem alguns, é a  entronização da ignorancia institucionalizada. A polêmica atira em todas as direções, mas me parece que a  fragilidade dos limites de toda ordem ,   a má qualidade da gestão administrativa   , o descompromisso dos profissionais , a insuficiente integração família x escola x comunidade , a  critica acomodada,  a transferência sistemática da responsabilidade para agentes externos  a escola  e é claro, os baixos salários e insuficiente qualificaçao profissional  são fatores  cruciais. Sempre defendi a escola em tempo integral, os espaços de convivência nos bairros, o protagonismo  juvenil . Percebo que as escolas são fechadas, não abrem suas janelas para o inédito, para os desafios, está muito centrada na transmissão dos conteúdos, no cumprimento da carga horária. Certo, isso é importante.  Porem, é imprescindível  envolver escola, família, comunidade em um amplo projeto   que desafiasse  os limites da criatividade para superar   os problemas acima elencados. Inteligencia para isso há. É por mãos à obra.