MORANDO NA VERTICAL

MORANDO NA VERTICAL

Em 1.977, fomos morar, em um edifício, na Aclimação.

O prédio era composto de 197 kitchs, nos seus 15 andares e térreo, mais lojas e um estacionamento.

As Kitchs eram 13 em cada andar e no último, 0 15º, apenas 2, maiores.

Fazendo uma conta de + ou - 3 pessoas em cada, tinhamos 591 pessoas morando, mais os que transitavam: visitas, pintores, pedreiros, eletricistas, encanadores, pessoal da manutenção e funcionários, mudanças, etc.

As kitchs eram de mais ou menos 31 m² de área útil. Na entrada uma pia com gabinete, em seguida a porta do banheiro, um corredorzinho e o living-dormitório.

O fogão e a geladeira ficavam no corredorzinho, mais uma mesinha com banquetas,

No banheiro, uma sapateira e a maquina de lavar roupas.

No living, cama, sofá, estante e um aquário.

Alguns quarteirões distantes, havia um outro edifício, com 360 kitchs, que, procedendo o mesmo cálculo moravam mais 1080 pessoas, mais os trausentes.

Uma vez na portaria desse maior, esperando um morador chegar para lhe entregar uma carta, vi que o "transito" era intenso.

Esses dois edifícios e muitos outros, eram administrados pela Imobiliária em que minha mulher e eu trabalhávamos. Ao todo eram mais de 300.

É natural então que muitos casos aconteciam. Aqui vão alguns:

- O morador que tinha um canário que cantava muito e foi obrigado, depois de uma reunião, a se desfazer do bichinho, porque incomodava os vizinhos. Inconformado com isso, comprou o disco Cantos e Aves do Brasil, do Johan Dalgas Frisch e colocava em seu aparelho de som, para tocar, o dia todo, no horário permitido pelo regulamento.

- O funcionário que após um processo trabalhista, na finalização, o Juiz lhe disse:

" Verifique se está tudo em ordem e assine o documento."

"O meu nome excelência?"

"Não.Assine o meu."

"Como é que o senhor chama?"

- O rapaz que chegou tarde da escola, colocou o jantar para esquentar e dormiu. A panela pegou fogo e os funcionários precisaram arrombar a porta e acordá-lo.

- O senhor que ficava ouvindo na parede, quantas vezes o vizinho dava a descarga, na ânsia de assim controlar o consumo de água do edifício.

-O do vigia da noite, que de manhã bem cedinho falava para o pessoal que saia para o trabalho. " Hoje vai dar a cobra no bicho. SONHEI, com ela a noite toda"

José Romeu

www.p4r.blig.ig.com.br

José Romeu
Enviado por José Romeu em 17/05/2007
Reeditado em 17/05/2007
Código do texto: T490700