8101131657_a6f6c6ff1a.jpg

            QUER SABER A MINHA IDADE ?

 

    Para falar a verdade, tenho várias e com cada uma delas  me apresento dependendo do momento, da motivação ou da situação.

     Pode até parecer complicado , mas dentro do meu estilo simples assim nada pode ser complicado portanto, quero dar uma explicação.

     Tenho entre seis e dez anos quando estou brincando com crianças. Dou gostosas risadas, brinco muito no balanço da pracinha, deslizo por um estreito escorregador e simplesmente adoro ficar soprando bolhas de sabão. Como sou apaixonado por doces, particularmente os cajuzinhos, com toda certeza tenho um lado bem criança que não quero jamais perder.

     Quando é necessário falar sobre o que aprendi com a maturidade , assumo uma faixa entre sessenta e setenta e poucos anos. É nessas ocasiões que procuro dividir tudo o que sei , não me esqueço de mostrar os atalhos e falar sobre os buracos e armadilhas que estão sempre disfarçadas nas estradas da vida.

    Nessa faixa de idade sou bem dócil, seguro e com voz calma e firme  procuro transmitir uma das melhores coisas que me ensinaram ,  que é justamente uma aura de absoluta serenidade.

    Quando meus filhos estão aqui em casa procuro relaxar, acompanhar o gosto musical, as gírias e o alto tom de voz deles e então , dou a impressão de ser um jovem bem menor de quarenta anos.

    Está certo que às vezes fico numa séria dúvida quando me falam uma ou outra coisa com palavras faltando sílabas e num sentido que sinceramente nem sempre entendo.

    Tudo bem, como sou bom ouvinte, como eles gostam de falar e gesticular, posso considerar sem susto que nesses momentos sou um jovem senhor quarentão.

     Entretanto, tem hora que tenho que falar firme, olhar nos olhos com olhar penetrante e com palavras diretas e objetivas como se fossem dardos certeiros e sinceros, falo o que penso, aconselho, repreendo e se preciso for aumento o tom da voz  , não para impor minha vontade ou para aparentar arrogância e prepotência mas sim para mostrar que já cometi inúmeros equívocos na vida , e  meus   cabelos  brancos  são testemunhas silenciosas  do  que  aprendi  com  meus   erros. Certamente, nessas ocasiões aparento meus sessenta e tantos  anos.

    Quando visito meu médico, que acabou ficando meu amigo, depois de examinar a bateria anual de exames ele costuma dizer que tenho uma saúde de menino.

   menino a que ele se refere deve ser parecido com   um adolescente bem alimentado e do tipo atleta. Como estou dentro do meu peso normal e segundo dizem tenho pouquíssimas rugas (.....se bem que isso nunca me preocupou.....), posso dizer que quando saio do consultório me sinto como um adolescente na flor dos  vinte e tantos anos.

   Tem hora que rejuvenesço e tem outras em que fico um pouquinho, só um pouquinho mais velho. Rejuvenesço quando acordo pela manhã , dou um abraço apertado no meu amigo sol e saio do quarto pisando firme, pronto para enfrentar o que vier pela frente.

    Envelheço um pouquinho quando ao final do dia chego a minha casa, geralmente bem depois da hora do jantar e com uma aparência cansada mas jamais deprimida ou derrotada. Nessas horas gosto de relaxar escutando minhas magistrais músicas, conversar sobre coisas amenas e assistir a um bom filme na TV, isso quando não tem futebol, que  simplesmente adoro.

     Como se vê, a única coisa que tenho absoluta certeza é que sou um desses librianos que nasceu no mês de outubro. No meu próximo aniversário meus filhos e a patroa pretendem encher o bolo com todas as velinhas correspondentes. E isso, não me preocupa e não assusta nem um pouco.

    Aniversário pra mim é data para se receber abraços sim, mas é principalmente mais uma das inúmeras oportunidades que tenho para agradecer por tudo que recebo do Plano Superior.

     Ainda quer saber minha idade ? Pode escolher qualquer uma dessas que acabo de citar.

           Sou um pouco de cada .....


                        *********

       .....esta crônica foi publicada originalmente em 06/04/2011 e gostaria de dedicá-la a uma querida  amiga  que hoje completa mais um ano de vida ,  mas que está deprimida por estar passando da faixa dos 50 anos .  
       Particularmente  , e aí me perdoem pela sinceridade , considero uma grande tolice esconder ou não saber enfrentar a idade.....o que importa é o que diz e manda o coração e o cérebro.....


aniversario-e-responsabilidade-2.jpg


(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 30/07/2014
Reeditado em 30/07/2014
Código do texto: T4902986
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.