A Importância do Cinza

O céu amanheceu cinza e deixou-lhe um pouco cinza. Todos em volta pareciam nublados, preto e branco, mesmo com o mundo tão cheio de cores. Nenhuma cor surtia efeito nas ruas. Tudo era apenas banhado em cinza.

Logo uma garoa fina começou a cair do céu, quase invisível, porém bastante incômoda. O vento começou a ficar forte e cada vez mais gelado, então ele protegeu seus olhos com o chapéu cinza que vestia.

Entrou na primeira padaria na esquina, ligeiro. Estava vazia, um homem passava um pano cinza sobre a mesa olhou-o rapidamente.

- Pois não, senhor? – Continuava a passar o pano, como se não importasse o pedido do freguês.

- Um café, por favor.

O homem que atendia, apenas se virou para servir o café em um copo de vidro, barato, parecendo velho. O café servido tinha aspecto cinzento.

Ele adoçou o café, mexeu com a colher calmamente e tomou um gole.

O único som que se ouvia era a televisão lá ao fundo, baixa e os carros passando lá fora. A padaria estava vazia, cinzenta, tediosa. Ele tomou seu café rapidamente, tirou algumas moedas perdidas em seu bolso e pagou. O jornal ao lado chamou sua atenção, então ele também o pegou, deixou-lhe mais algumas moedas e voltou ao lado de fora, aonde garoava da mesma forma quando entrou.