Um lanche na XV

Andar pela Rua XV! É coisa que eu gosto de fazer quando venho para Curitiba. E o curioso é que muitos dos curitibanos ficam dias – meses! – sem caminhar pela sua rua mais conhecida. É o que me diz uma das amigas que aqui deixei, enquanto procuramos alguma coisa para comer e um lugar para conversar. Achamos uma lanchonete qualquer e pedimos um daqueles lanches básicos e pouco saudáveis em que o suco serve apenas para aliviar a nossa consciência. E, súbito, aparece um mendigo, pois eles também existem em Curitiba – provavelmente são conservadores e votam no governo. Este não pede dinheiro, mas comida. Minha amiga não resiste a quem pede comida. Paga um lanche, o homem vai comer lá fora e logo já esquecemos que existem mendigos aqui ou em qualquer lugar e começamos a falar do que realmente interessa, ou seja, de nós mesmos.

Quando é que você vai se casar, pergunto à queima-roupa. Não é que eu esteja fazendo algum tipo de pressão, mas é que preciso me preparar psicologicamente para ser padrinho (eu, padrinho!). E também confesso que tenho especial interesse em saber quem será a madrinha que irão arrumar para mim. Mas ela ainda não sabe quando vai ser, diz que tem muita coisa ainda para resolver. E, para se vingar, pergunta o que eu estou achando da minha vida em Brasília.

Isto não é pergunta que se faça, pelo menos enquanto eu estou em Curitiba. Enquanto eu estou em Curitiba, não quero saber de outro lugar para viver. Tanto que toda vez eu decido que vou voltar a morar aqui. Só que não dá para levar muito a sério: quando estou em São Paulo, eu também acho que devo me mudar para lá assim que puder. Depois eu volto para Brasília e começo a achar que o melhor é ficar por lá mesmo. Sou folha levada ao vento!

Mas para que pensar essas coisas logo agora? Porventura podem os convidados jejuar enquanto o noivo está com eles? Saímos então de lá, voltamos a caminhar pela XV e começamos a tiritar de frio. Este é, afinal, o preço de se morar por aqui.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 28/07/2014
Reeditado em 28/07/2014
Código do texto: T4899981
Classificação de conteúdo: seguro