AULA DE INGLÊS



 
     Década de 1970. Prestei vestibular e passei. Entrei na USP para fazer bacharelado em Inglês e Português. Pura maravilha as aulas de Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e tudo mais. As primeiras aulas de Inglês, Deus do Céu, um trauma só! Eu, que mal sabia o bê-a-bá da Língua, de repente eis-me diante da seguinte situação: Professores todos ingleses e norte-americanos... livros importados... proibido se falar e se escrever uma única palavra em Português... Claro, fui direto para as carteiras do fundo, e só aguentei frequentar o curso durante um ano. Abandonei o barco. Formei-me em Português, como se dizia, castiça e pernosticamente, em Letras Vernáculas. Meu muito querido amigo José, que sabia de Inglês, ao entrar na USP, tanto quanto eu, isto é, quase nada, heroicamente foi até o fim, formou-se. Heroico José!
     O episódio que vou contar ocorreu durante a aula de Mrs. Stevens, nossa professora de Literatura Inglesa e de redação. Mrs. Stevens, senhora de meia-idade, a mais exótica senhora de meia-idade que nesta vida me foi dado conhecer. Para citar apenas um detalhe, costumava pintar as unhas cada uma de uma cor. Um detalhe apenas. Pois bem. Naquela noite, ela nos propôs o seguinte tema para redação: "Unforgettable moment". 
     Tudo bem, qual o problema de se escrever sobre um momento inesquecível? Meu pobre Inglês não dava nem para a primeira linha. Os sábios da classe escrevendo... escrevendo... e eu suando agonias... suando agonias... e nada...
     Tenho muita sorte, mesmo. A primeira a ser chamada para ler sua obra-prima... quem? quem?  Miss Zuleika, claro.
     "Miss Zuleika, what's you unforgettable moment?"
     Miss Zuleika, candidamente: "I don't remember."
     A classe veio abaixo, Mrs. Stevens quase caiu da cadeira. Apontou para mim as dez unhas com suas dez diferentes cores e se pôs a repetir, uma, duas... dez vezes: I don't remember! I don't remember! I don't remember! E durante uma semana virei a piada preferida nas aulas de Inglês.





     Convenhamos: esquecer um momento inesquecível é mesmo demais, é mesmo por demais.


Nota.Quem quiser conhecer, escrito em Inglês, esse episódio engraçadinho da minha vida, procure na escrivaninha da minha amiga Atiz, que o conta em em uma de suas primeiras publicações no Recanto. Não me lembro bem com que título rsrsrs. Talvez com o título "Unforgettable moment".