Votar, separar o joio do trigo?

Está na hora! Vamos fazer acontecer? Desta vez a promessa de ética não nos enganará, concorda? Quero debulhar, separar o joio do trigo com você! Bem sabemos das entristecidas entrelinhas dos políticos! E infelizmente não poderemos sonhar com total integridade, com esse sistema político atual, todo emendado. Lamentavelmente, temos que aceitar a máxima: “até prova em contrário, é inocente!” Não obstante temos que escolher entre os que passaram pela “Ficha Limpa”, e puderam se candidatar. Conquanto que continuaremos em alerta, denunciando as mazelas que afetam o nosso desenvolvimento humano, doa a quem doer, não acha? E, contando com o Judiciário, TCU, PF, Promotoria e Ministério públicos.
Queremos conquistar um IDH melhor, disto não abriremos mão! Haja vista que nossos vizinhos, Argentina e Chile, conseguiram. Mas para chegar lá precisaremos votar com coragem em qualquer sigla, oposição ou situação. Depende de como desejamos embarcar nessa viagem. Por exemplo, quais parceiros internacionais nós queremos para realizar as nossas trocas? Vamos pegar um avião, navio, carro, ou uma carroça?
A Alemanha derrubou o muro de Berlim e hoje está no 6º lugar no ranking do IDH. Os EUA estão no 5º; a Rússia, no 57º; Venezuela, 67º; Cuba, 44º; China, 91º; Índia, 135º; África do Sul, 118º; e o Brasil está abaixo da média da América Latina, 79º. E menor que nossos vizinhos, Argentina, 49º; e Chile, 41º. Os BRICS estão bem mal! Concorda? E a Ucrânia está sendo massacrada pela Rússia, porque quer se filiar à União Europeia!
Quais candidatos nos ajudarão a proporcionar melhor aproveitamento dos mais 1,3 milhões aprovados no ENEM, com notas mínimas de 450 pontos, conforme regras atuais do MEC, já que disputam apenas 180.000 vagas no SISU; e 150.000 do PROUNI, sem endividá-los pelo FIES? Que respondam por que dos mais de 8,7 milhões de inscritos no ENEM 2014, apenas cerca de 2,5 milhões alcançam a nota mínima de 450 pontos e nem todos são aproveitados. E quais são os aprovados? Se dentre estes 47%, são carentes; 16,33% estudaram em escola pública; e 26,48%, 2,3 milhões, pagam a inscrição. E, por que as inscrições no ENEM continuam aumentando ano após ano? O que está acontecendo com os jovens que não conseguiram a sua vaga?
Proponho que perguntemos: “Por que este candidato quer ser deputado, senador, ou presidente?” Pois acredito que já poderemos eliminar a maioria das ervas daninhas que prejudicam a colheita de boas políticas públicas. Todavia também poderemos punir os políticos criminosos que tiveram suas ações condenadas. Os diversos mensalões que já foram transitados em julgado. Ou que o TCU já determinou que os meliantes devolvessem aos cofres públicos o que foi surrupiado, como por exemplo, os ex-diretores da Petrobrás. Não vamos aceitar tapa buracos, porque a hora é agora!
Vamos fazer acontecer? Dar procuração para os rumos do Brasil, para atualização da tabela do SUS, para o crescimento do PIB e os 10% da Educação; para Moradia, Segurança, Felicidade e Longevidade? Votar, separar o joio do trigo?
Maria Amélia Thomaz
Enviado por Maria Amélia Thomaz em 27/07/2014
Reeditado em 27/07/2014
Código do texto: T4898621
Classificação de conteúdo: seguro