MEMÓRIAS DE PROFESSOR: RECEBER E ACOLHER

O primeiro contato com os pais. Uma reunião rápida, mas, proveitosa. – Quero chegar em casa!!!! De primeira parece que fui aprovado. Antes das considerações preliminares houve uma conversa descontraída em que praticamente fiquei na audição. Talvez isso tenha me ajudado na conquista daqueles homens e mulheres que, se carentes de um conhecimento mais amplo no âmbito de um vocabulário pedagógico, mostraram total domínio no tocante a receber e acolher aqueles que vão até eles.

Esse sentimento de boa recepção perdurou durante todo tempo que ali estive.

Bem. Na reunião o foco ficou na questão de um trabalho onde a participação de todos era necessária. Fiz um apelo aos pais para que eles estivessem colaborando com o trabalho através de visitas surpresa à escola, observando as atividades para casa,...

Além dos pais tinham presentes à reunião, os avós dos alunos e outras pessoas da comunidade que moravam vizinhas à escola. A merendeira serviu cafezinho e concluímos ali aquele encontro antes das dez da manhã.

Conseguiram uma bicicleta e depois de me despedir de todos, segui até o Belo Ar, uma localidade cortada pela estrada que liga Remanso à Campo Alegre de Lourdes. Orientaram-me a deixar a bicicleta na casa de um dos moradores do lugar. Peguei carona em uma Kombi que transportava os alunos do ensino fundamental 2 até Remanso.

Paulo Sérgio Costa
Enviado por Paulo Sérgio Costa em 26/07/2014
Reeditado em 26/07/2014
Código do texto: T4898014
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.