EDUCAÇÃO EXEMPLAR ?!
EDUCAÇÃO EXEMPLAR ?!
"Dá licença, meu senhor,
por favor preste atenção...
Jesus Cristo nos falou
que o jumento é nosso irmão"!
LUÍS GONZAGA (trecho de canção)
"A ONU baseou-se em dados de 2009, se
usasse os de 2011 o Brasil subiria ainda mais
no ranking da Educação."
(protesto da Presidente, na TV, 24/7/2014)
O maior problema ao se falar em/de Política é o fato de que, quando se critica um Partido, automaticamente está se avalizando os demais, dando-lhes um crédito que raramente têm. Mas, não resta dúvida que o "PTismo" fez a Educação (de 1º Grau) avançar, digo melhor, sair da estagnação em que se encontrava. Mesmo assim, em praticamente TODOS OS ESTADOS ainda "vai de mal a pior", para usar um termo bem antigo, dos tempos do BNH e do cruzeiro, depois, cruzado, depois real.
Mas a Educação de ensino fundamental só não vai melhor por desinteresse (e culpa) de prefeitos e governadores, o Governo Federal pouco tem a ver com isso, faz inteiramente sua parte produzindo livros caríssimos, colossais, de 400 a mais de 800 páginas, com "data DE VALIDADE" e um sêlo de "venda proibida", hoje substituído pela expressão dúbia de "produto NÃO CONSUMÍVEL".
Engana-se o Governo, a verbo CONSUMIR é utilizado não apenas no sentido de comprar (ou VENDER, nesse caso) mas também como ato de UTILIZAR, usufruir com proveito. Como reciclador, lamento profundamente o DESCARTE que fazem as EPs de meu bairro de belas obras seminovas, só porque o prazo na capa "venceu" em 2010 ou 2011. Mas o País É RICO, quaquilhionário, e a EDUCAÇÃO DO POUPAR E RECICLAR não chegou sequer nos escalões de (co)mando, quanto mais a uma professorinha desinteressada de uma escolinha qualquer. Jogamos fora 1/3 do que produz a Agricultura nacional, não reciclamos a DÉCIMA PARTE do lixo urbano de pequenas cidades -- onde seria bem mais fácil essa saudável e imprescindível prática -- e nem sequer 5% do material descartado pelas megalópoles urbanas do Centro-Sul deste imenso Brasil.
Mas, o que o LIXO tem a ver com Educação?! Nada, penso eu... e TUDO, basta-nos lembrar dos torcedores japoneses na COPA de 2014 recolhendo seu próprio lixo em saquinhos, nos bilhionários Estádios que nosso suado dinheirinho construiu. Neles a Educação é ampla, educação de caráter junto com a de inteligência, educação dos sentidos e sentimentos, educação artística e musical, EDUCAÇÃO em todos os sentidos.
Estamos "brigando" com a ONU por causa de alguns "pontinhos" a mais (ou a menos?), que fariam o Brasil galgar algumas posições no "ranking" mundial relativo ao progresso da Educação em nossa ridiculamente fanática Nação.
Santo Deus, "Presidenta"... "agenta" da Modernidade a Senhora "atropela" o idioma pátrio a trôco DE NADA -- dileta aluna de um Presidente fotografado "lendo" um livro "de cabeça para baixo" (a obra, no caso) *1 -- e quer brigar por posições numa área em que a maioria dos melhores países JÁ INFORMATIZOU as Escolas quase completamente?! Enquanto isso, nós ainda fabricamos BILHÕES de livros -- feitos DE ÁRVORES, é bom lembrar -- e que têm VALIDADE DE USO absurda, em matérias que pouco se modificam, quase TODAS, aliás.
Sou de um tempo em que os livros eram usados por 4 ANOS letivos, por vezes 6 anos, em matérias como História, Geografia e Ciências Gerais... somente em Português e Matemática se trocavam os livros, ao passar do Primário para o Ginasial.
"90 MILHÕES em ação, (...) salve a Seleção!"... e a manipulação de dados, de estatísticas, da inflação, DE QUASE TUDO no Brasil era feita com a tranquilidade dos justos e dos bons. Pouco ou nada mudou nesse mesmo País, até onde posso ver... exceto a explosão demográfica e a DEMAGOGIA, que "encobre" a realidade com muita propaganda. Já dizia J. GOEBBELS, ministro de Adolf HITLER: "A mentira, repetida 1000 vezes, se torna verdade!" Torço para que o Brasil tenha finalmente uma EDUCAÇÃO REAL algum dia... e o "ranking" da ONU que vá para o Inferno!
"NATO" AZEVEDO (escritor e compositor)
*1) dizem que a foto FOI UMA MONTAGEM, o que não minora
o fato de que o ex-metalúrgico "não morre de amores" por livros.
*********************************
IMDUKASSAUN EGENPRÁ
País das "realizações",
Brasil quer comemorar
um auspicioso lugar
entre as melhores Nações.
Subimos -- e sem suar --
10 "degraus" nas graduações,
atingindo pontuações
de qualquer um espantar.
Breve, ao melhor patamar,
-- belo primeiro lugar --
chegaremos... salvo engano !
Mas, mesmo de forma errada,
será a meta alcançada
em apenas... uns CEM ANOS !
"NATO" AZEVEDO (25/07/2014)