Quando o mau gosto incomoda

Diz-se que não devemos discutir o gosto de ninguém e podemos concluir que isso é justificável porque seria perda de tempo discutirmos sobre o fato de alguém ter ou não mau gosto, principalmente com a própria pessoa. Primeiro porque, ainda que saibamos que ela tem um gosto sofrível, ela é livre para gostar do que quiser e, admitamos, querer mandar no que alguém gosta ou não é desrespeitar a individualidade de uma pessoa. Portanto, mesmo que alguém tenha um gosto horrível para decoração, roupas ou outras coisas, deixemos que a pessoa goste do que goste, especialmente se o mau gosto dela não nos incomoda.

Porém, existe um tipo de mau gosto que pode nos incomodar bastante: o musical. Quando ouvimos alguns cantores ou bandas que fazem sucesso, perguntamo-nos como pode haver tanta gente gostando tanto de músicas sem sentido, que só têm balanço e cantadas por vocalistas cujas vozes não são nada maravilhosas. Caso tenhamos certeza de que nosso gosto musical é muito melhor do que o de todo esse lixo que se ouve até a exaustão, sofremos bastante por sermos obrigados a ouvir o que nos desagrada e polui nossos ouvidos e nos perguntamos por que tanta gente prefere ouvir essa barulheira desagradável e sem a menor harmonia, que logo será esquecida para que outras músicas, ainda piores, tornem-se moda.

Ainda que admitamos que cada um é livre para gostar do que quiser, é muito difícil aguentar o mau gosto musical alheio. Para muitos, sobra apenas se refugiar ouvindo uma boa música para tirar os sons horríveis da cabeça.