Eleições: é dada a largada!
Começamos a vivenciar o período eleitoral, é momento importante para nós brasileiros. Dia 05 de outubro vamos até as urnas e votamos para Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente. Mas não tão somente, o ato não termina no voto que é dado, o ato continua e com reflexos importantíssimos em nossas vidas. Portanto é muito importante analisar meticulosamente o histórico de cada candidato e suas propostas. Na política é preciso saber do passado, pois este configura o presente. E, o presente faz prenuncia do futuro. Fica a pergunta: que tempo queremos para nosso País? Outrora, uma massa de gente formou as ruas em manifestação, urgindo por um País melhor, urgindo por autoridades que dessem sentido as coisas e que fizessem valer de fato a mudança. Senti uma esperança no ar do Brasil, um novo tempo se demarcava. Um tempo de cidadãos efervescentes. Um tempo de inconformismo e de sede por verdade. Um tempo regido por todos, feito por olhares, demarcado por vozes e com desejo limpo de mudança. Que os candidatos saibam interpretar e respeitar este “ar que continua” e que se fará presente nas urnas. Assim rogo!
Quanto ao período eleitoral: Preste muita atenção, pois é neste período que a solidariedade brota de forma “instantânea”. É neste período que o “ombro amigo” nos é ofertado. É neste período que aparece gente com histórias idênticas as nossas e com respostas mágicas para problemas antigos que tanto nos incomodam. Preste atenção: separe o jogo do trigo. Separe aqueles que sempre estiveram contigo daqueles que agora caem de paraquedas e dizem compreender a nossa realidade, SQN! Separe aqueles que são comprometidos e honestos daqueles que vaidosos topam tudo por dinheiro. Separe e vote consciente! Sim, tem gente boa e do bem querendo nos representar e por obviedade merecem nosso voto. A laranja podre no cesto, nem sempre arruína todos outros frutos, há aqueles impermeáveis e quem não se deixam corromper, estes são os políticos, o resto são frutos da politicagem.
Me incomoda o alto número de votos brancos e nulos das últimas eleições, não é desta forma que podemos mostrar nosso descontentamento com o que esta posto. Nossa reivindicação esta na responsabilidade em assumir nosso papel na condição de eleitor/cidadão. Quando não concordamos com a realidade que nos é posta, devemos intervir e mudar. Descrentes, podemos pensar que um voto não faz diferença, quando na verdade faz muita. Um voto somado a tantos outros decide quem irá governar o nosso País. Que responsabilidade que temos em nossas mãos. Não creia num País melhor, crie um País melhor, o voto é uma ferramenta que configura esta criação. Vamos acompanhar todo este processo democrático bem de perto, a ausência é prato cheio para estes que querem tão somente poder. Sejamos protagonistas, nunca coadjuvantes.