CRÔNICA – Só... Letrando – 23.07.2014
 
 
CRÔNICA – Só... Letrando – 23.07.2014
 
 
Caminhar faz bem à saúde:

Retomei minhas caminhadas na orla recifense, em Boa Viagem, para ser mais exato. Eu havia parado de fazê-lo por conta de recomendações médicas, mas retornei com os exercícios também por orientação de outro médico. Na dúvida, resolvi optar pelo que seria melhor para mim, salvo se no desenrolar do dia a dia eu venha a perceber que me está fazendo mal.

                 Nesse primeiro dia não reconheci sequer uma pessoa no trajeto que sempre fazia há mais ou menos três anos. Decerto algumas se mudaram para outras plagas; outras o estão fazendo em horário diferente; algumas desistiram, e outras já não mais residem neste planeta. 
 
               Impressionante como são as coisas. Há pessoas que andam tão depressa que a cabeça vai distante do bumbum em vários metros; há os atletas que correm mesmo pra valer, notadamente gente nova; outros caminham quase que arrastando os pés no piso, cansados pela difícil jornada empreendida na vida; alguns, em face de doenças e também da idade avançada, vão-se apoiando na esposa, no marido, numa pessoa da família, etc. Todos eles merecem nossos aplausos pelo esforço, porquanto desde criança que ouço: “Caminhar faz bem à saúde”.
 
Sobre a seleção brasileira:
 
                 Eu confesso não ter entendido o pronunciamento oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), terça-feira passada, quando anunciou o nome de Dunga como o novo treinador da nossa seleção, substituindo ao teimoso Felipão, o único que encontrou justificativas para perder de 7 x 1 para a Alemanha e 3 x 0 para a Holanda, que foram as duas últimas partidas do escrete na copa de 2014. São dez gols em dois jogos, fato que é novidade na história dos campeonatos mundiais da modalidade.

            Ora, se mundo todo já sabia (precisamos descobrir quem vendeu o furo de reportagem), a coletiva seria desnecessária, bastando que fosse emitido um comunicado oficial da entidade, e pronto. Mas eles preferem gastar o nosso dinheiro, sem qualquer responsabilidade, sem nem ao menos lembrar a dificuldade que temos em ganhá-lo. Arrumam tudo, convocam jornalistas, emissoras de rádio, TV, etc., e mandam brasa. No ano em curso, pelo que dizem, a CBF vai faturar mais de R$ 500 milhões, podendo aplicar no que quiser, tudo isso livre de impostos e da presença do governo para fiscalizar. Mais parece uma ONG daquelas sem compromisso com a nação brasileira.  
 
            Também não entendi porque o presidente eleito da CBF, doutor Del Nero, calado entra e calado fica durante e depois da entrevista, embora seja alvo de bajulação de todos. Aliás, o próprio Marin falou que a indicação do Dunga fora feita por essa figura que me parece sem língua, muda. Ora também fala que foi decisão em conjunto, que todos são responsáveis, quando na verdade isso é mais para confundir do que para esclarecer.
 
            Um fato que não passou despercebido foi que até aqui quase todos são oriundos do Rio Grande do Sul, esse rico estado brasileiro, repleto de gente competente em qualquer esfera da atividade humana. Assim, o Dunga é do RS, o Gilmar Rinaldi também, e agora o Taffarel, que foi um grande atleta, acaba de ser chamado para ocupar as funções de treinador de goleiros. Felipão é gaúcho, Mano Menezes também. O Gallo é paulista de Ribeirão Preto. Lanço meu grito de guerra para lembrar que o país tem 27 Estados Federados, não podendo ser considerado somente o espaço físico da Bahia pra cima. Sim, porque esse treinador das equipes inferiores, que foi um razoável jogador de bola, o Alexandre Gallo, acaba de convocar 24 atletas para um torneio juvenil que será realizado em Valência, na Espanha. São jovens do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e até um que atua em Portugal. Isso pra mim é um absurdo, pode até haver valores envolvidos, presentes e/ou futuros, coisa que não posso afirmar, mas dizer que nas demais regiões deste país não tem atleta com capacidade para jogar nesse selecionado é uma verdadeira lástima.
 
O que mudou no Dunga?
 
            Absolutamente nada, segundo ele próprio, mas ainda bem que chegou a dizer que precisava (sem muita certeza) melhorar seu relacionamento com a mídia (aqui eu entendo a Rede Globo, que detém o direito exclusivo de transmitir quase todos os jogos de nosso selecionado), que a meu ver não sabe entrevistar pessoas da mesma área. São jornalistas bem educados, tudo bem, todavia acanhados, respeitam por demais, e as perguntas saem meio sem jeito. Não vão direto ao assunto. Uma boa indagação seria a propósito de quem foi o empresário do atleta Danilo (ex-Vasco da Gama, na negociação para Portugal), convocado pelo Alexandre Gallo, para integrar a equipe sub-20, que vai disputar um torneio em Valência, na Espanha?
 
            Resta-nos aguardar para saber quem vai ceder nesse relacionamento Dunga x TV Globo. Aposto todas as fichas na nossa multinacional, porquanto se brincar ele cai antes mesmo do que se espera, pois na opinião do povo a sua escolha foi péssima, no que concordo plenamente, embora eu seja uma voz sem qualquer força no cenário brasileiro, em todos os setores.
 
            O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, figura que não conheço e nem disso faço questão, tem tanto prestígio por apoiar qualquer iniciativa da CBF (do Marin e do Ricardo Teixeira, por exemplo), que não conseguiu, sequer encaixar um futebolista de nosso estado nessa relação já previamente marcada. É bom lembrar que esse mesmo treinador foi vinculado ao Clube Náutico Capibaribe, quando do campeonato brasileiro de 2012, obtendo uma classificação entre os vinte, quase caindo para a segunda divisão.
 
Até a próxima.
 
Ansilgus.
 Fonte da foto: INTERNET/GOOGLE
 
Atualizando - Sobre Dunga e a Globo acabo de ler uma notícia que dá conta de que teria havido uma desavença entre o repórter Alex Escobar e o treinador,  isso na Copa do Mundo na África do Sul, em 2010, e logo me veio à mente que esse funcionário da Globo ficou um tempo afastado da programação da emissora. A surpresa maior foi que fizeram as pazes, por iniciativa do Alex, desde 01.07.2014, num encontro casual, após uma partida da Copa do Mundo, no nosso país (Alemanha x Argélia), e somente agora fora noticiada, numa quase evidente confissão de que isso foi um "arrumadinho", sendo vencedor o Dunga e o perdedor o profissional da TV. Francamente, isso não pode cheirar muito bem.

Novo abraço a todos.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 23/07/2014
Reeditado em 23/07/2014
Código do texto: T4893134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.