Cinco anos de Recanto das Letras.

Ontem, 21 de julho de 2014, completei cinco anos de Recanto das Letras.

Comecei com haicais, crônicas e poemas curtos, bem como frases, pensamentos...

Na época estranharam as minhas publicações, mas assim que a Academia Brasileira de Letras lançou o Concurso Nacional para contos minimalistas e colocou no edital o que se espera de um conto para que se considere minimalista (escrito tudo junto) as pessoas passaram a ler os meus textos com outros olhos.

Ao decidir trocar o gênero haicais por trovas, precisei praticar e ler diariamente os autores do Recanto, que eram e são excelentes trovadores, alguns membros da UBT: União Brasileira de Trovadores.

Ontem, ao revisitar a Escrivaninha de Jerson Brito, que logo aprendi a admirar, me deparei com uma “trova” minha deixada como interação. O colega não a colocou em evidencia e nem deveria, posto que a minha “trova” era imperfeita: fora da métrica convencional - 7 sílabas tônicas, e não 6 sílabas tônicas e a última átona, como eu pensava ser correto até bem pouco tempo.

Reescrevi o comentário, agora sim com uma trova. Já comecei a reavaliar todos os textos que publiquei como trovas neste site e, estou disposta a ajustar o que for preciso para torna-las efetivamente trovas legítimas. Afinal o meu leitor merece!

Passando os olhos em minhas 119 páginas contendo 2373 textos, encontrei um com 856 acessos. É uma frase com nome grande: “Aprenda passo-a-passo como matar e esquartejar uma pessoa”. Nunca imaginei que atraísse tantos leitores...

Já o “Peito de velha”, conto mínimo teve 289 acessos.

Abaixo, a “trova” que deixei na Escrivaninha de Jerson Brito em 2009 e a que deixei ontem.

A sua ficou ótima 6

A minha é a resposta 6

Quem sabe fazer rima 6

Na trova também aposta. 7

Sua trova ficou ótima - 7

Esta minha é a resposta - 7

Pra quem sabe fazer rima - 7

Em trovas também aposta. – 7

Curiosidade: quando cheguei havia Uma Anita no Recanto das Letras; atualmente somos em 20.

Anita D Cambuim
Enviado por Anita D Cambuim em 22/07/2014
Reeditado em 22/07/2014
Código do texto: T4892179
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.