PARA ONDE?

(Elevado Costa e Silva)

e souza

Também carinhosamente chamado de “minhocão”, inaugurado em 1970, com seus 3.400 metros de asfalto passando por ruas do centro de São Paulo e quase entrando dentro dos edifícios e nas salas de apartamentos ao longo de suas curvas e retas. Tem início na Praça Roosevelt (Rua da Consolação) e seu fim no Largo Padre Péricles (Av. Francisco Matarazzo). Bem, ele foi idealizado pelo então Prefeito José Vicente Faria Lima (1965 – 1969). Esta obra causou um impacto negativo pelos moradores dessa região, em contra partida essa obra, embora não fosse uma obra de cunho arquitetônico, mas puramente uma obra cruel, aberração arquitetônica, mas de grande necessidade para a cidade de São Paulo, já que outras avenidas já estavam esganadas pelo trânsito sem parada da cidade. Mas o projeto foi arquivado ou “engavetado”. Havia à época outras prioridades, que também e até hoje (2014) não foram feitas, não saíram das gavetas e não vão sair, mas em época de eleições vem à tona para que políticos de caráter no mínimo duvidoso tenham o que dizer nos palanques da vida, e as promessas, cantilenas enganosas continuam sendo ditas aos quatro cantos desse país. Em 1969, na sua primeira gestão no Município de São Paulo, o senhor Paulo Maluf, retira o projeto da gaveta e o orçamento é de Cr$37 bilhões. O Jornal O Estado de São Paulo em Dezembro de 1970 condena a obra dizendo que: “a obra não tem objetivo definido”, “a via elevada não é resposta a nenhuma pesquisa de origem destinada a população”. Mas a obra é construída e desafoga o trânsito caótico da cidade, isso até certo ponto, mas para fins eleitoreiros, vale tudo. A poluição do ar, a poluição sonora na região é assustadora, pois até pouco tempo o Elevado ficava aberto o dia todo e noite toda, ou seja vinte e quatro horas por dia, de segunda a segunda, mas por obra de muitos movimentos, agora na parte da noite ele é fechado e nos domingos vira um parque, onde os paulistas e paulistanos podem tranquilamente passear com seus filhos e comerem vários tipos de comidas, cardápios variados. Em 2010, o então prefeito da cidade senhor Gilberto Kassab, divulgou sua demolição, mas se isso acontecer, certamente não será antes de 2025. Estava pensando; se for demolido certamente vai restaurar a paisagem na região, o ar vai ficar um pouco mais puro, os moradores da região vão poder dormir a noite toda, as janelas dos apartamentos poderão ficar abertas sem que haja poeira, fuligem e tantas outras coisas que pairam sobre nosso sagrado oxigênio, em compensação: para onde vão mandar os automóveis que precisam atravessar a cidade? Para onde?!

A cidade está entupida, não existe mais lugar para ninguém, pois as obras prioritárias, necessárias não foram realizadas e agora querem tirar uma aberração de obra, mas que foi é necessária a população, senão para onde ir? Seria bem melhor se andássemos apenas de bicicletas, garanto que teria espaço de sobra, já que o transporte coletivo é um escárnio, uma pouca vergonha. Para onde correr?

e-mail: edsontomazdesouza@gmail.com

E Souza
Enviado por E Souza em 22/07/2014
Reeditado em 28/07/2014
Código do texto: T4892026
Classificação de conteúdo: seguro