Não sei em quem votar

Nunca fui entrevistado por nenhum instituto de pesquisa sobre a minha intenção de voto – e com razão, porque não creio que eu tivesse grande coisa a acrescentar. Isto é, eu me mostraria indeciso diante da maior parte das perguntas, e se tem uma coisa que não toleramos é a indecisão – lidamos melhor com quem erra, erra categoricamente, mas erra com convicção.

Ora, ainda estamos no mês de julho e, embora a campanha eleitoral já tenha começado nas ruas, ainda não teve início nos meios de comunicação. Disso resulta que a maioria dos candidatos à presidente ainda não são conhecidos do eleitor – é verdade mesmo: eu me incluo entre os que não conhecem todos os 11 candidatos. "Ah, mas só quem têm chance são dois ou três". Ouço isso com uma insistência irritante e concluo que sou um dos dois ou três que não escolhem candidato pela chance de ganhar. Pois bem: se eu nem ao menos conheço todos os candidatos, é natural que eu também não faça a menor ideia do que eles propõem ao país. Diante de tamanha ignorância, eu dificilmente teria condições de responder satisfatoriamente uma pesquisa sobre intenção de voto.

Nem por isso deixo de admirar quem é capaz de decidir em quem votar pela simples menção ao seu nome. Em pesquisa recente, 54% dos entrevistados não sabia em quem votar antes que lhes dissessem quem são os candidatos. Quanto isso aconteceu, este número caiu para 14%. Ou seja, 40% decidiu em quem votar durante a pesquisa, e Deus sabe sob quais critérios de avaliação. E, caso perguntassem também se a escolha é definitiva, é bem provável que muito deles dissessem que sim.

Seria bom verificar direito isso daí, porque, se já está tudo decidido e todo mundo já sabe em quem votar, a gente não precisaria perder tanto tempo com as campanhas – que, de resto, têm mesmo pouca coisa a acrescentar. Em todo caso, fica aqui a minha simpatia por aqueles que, não se achando ainda em condições de escolher um candidato, ousam responder com um corajoso “não sei”.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 21/07/2014
Reeditado em 21/07/2014
Código do texto: T4890688
Classificação de conteúdo: seguro