Doze itens

Se há algum momento do dia em que eu realmente sinto a falta de um automóvel é quando faço as compras no supermercado. Sem alternativa que não ir a pé para casa, sou obrigado a controlar a quantidade de coisas que compro, pois, quanto mais eu comprar, mais sacolas terei que carregar. Disso resulta que eu esteja nos supermercados praticamente todos os dias. Normalmente na fila de um caixa-rápido, que, como o nome sugere, é um dos que mais demora. Em parte porque existem pessoas que levam mais do que os dez itens permitidos.

Ah, com que rancor nós, que estamos no fim da fila, olhamos para a cesta de compras das pessoas à nossa frente, calculando mentalmente se aquela quantidade de produtos ultrapassa ou não o limite permitido. Às vezes temos a impressão que sim, porém não falamos nada, esperamos que a pessoa se dê conta ou que o caixa avise, mas talvez fosse melhor extravasar, como aquela senhora que armou um escândalo porque a mulher à sua frente não levava dez, mas doze itens, um aumento de 20% em relação à quantidade permitida.

Reclamou a senhora que aquilo era uma falta de respeito, será que você não leu a plaquinha, onde já se viu, que vá para outro caixa e deixe esse para quem precisa. Mas, para o azar da senhora, a mulher dos doze itens não era de levar desaforo para casa e decidiu responder à altura, ou seja, com a mesma gritaria. Disse que poderia até tirar dois itens da sua compra, mas ir para outro caixa ela não iria, porque na minha frente a senhora não vai passar não, era só o que faltava, quem você pensa que é? A senhora se assustou um pouco com a reação, mas nem por isso baixou o tom e lá ficaram as duas discutindo e trocando ofensas pessoais, uma acusando a outra de estar alterada – enquanto isso, a fila atrás delas só aumentava.

Àquela altura eu já havia levado meus dez itens ou menos para um caixa normal. Gosto bastante quando as normas são respeitadas, mas gosto mais ainda quando consigo me livrar de uma fila sem esperar muito.

milkau
Enviado por milkau em 21/07/2014
Código do texto: T4890472
Classificação de conteúdo: seguro