APRENDIZADO NA ADOLESCÊNCIA

O dia estava quase se findando, não mais havia nem a luz do dia nem a escuridão da noite; o que havia era apenas uma penumbra, um ponto de interseção entre a luz do sol que vai e a escuridão de mais uma noite que vem.

Nada havia me chamado a atenção, digo, algo que me fizesse refletir, seja por meio do riso seja por meio da introspecção seja por qualquer outro meio, até que um dos meus filhos entrou em meus aposentos (acho essa expressão chique), e começarmos a travar um diálogo.

--- Boa noite, filho! Falei ainda na mesma posição que me encontrava, deitado de peito para cima, olhando para o forro do teto como se fosse para o infinito.

--- Fala! Disse ele, meio que gingando e arrastando a voz, ao mesmo tempo em que tirava o boné da cabeça e sorria-me, já esperando uma reprovação pelo modo que me cumprimentava.

--- Como foi no colégio hoje? Teve todas as aulas? Perguntei-lhe sem mexer-me, pois estava quase em transe, já viajando para o mundo do sono.

--- Tive todas! Inclusive aula de História! Foi a melhor aula de História que tive em toda a minha vida! Falou ele, com todas as exclamações, guardando o chapéu, com um tom de voz que me surpreendeu a tal ponto, que no mesmo instante sai do transe de sono.

--- Pô! Legal, filho! Também gosto de História. Fiz esse comentário a fim de esticar a conversa. Qual foi o assunto? Perguntei com o intuito de fazer-lhe fixar o aprendizado.

Ele virou-se para mim e sentou-se na beira de minha cama, cruzou uma perna sobre a outra, olhou para mim e depois para o alto, como quem vasculha a memória em busca de algo perdido. Voltou a olhar para mim e para o alto com a mesma expressão facial e disse:

--- Égua! Caraca, meu! Esqueci! Disse isso sorrindo, mas um sorriso meio que envergonhado, completando seu enunciado quase que silábico, dizendo:

--- De rocha, pai! Esqueci mesmo!

--- Se a melhor aula ele a esqueceu em pouco tempo, imagine quando for a pior?! Pensei.

Começamos a rir da situação (antes rir do que chorar, muito embora para um pai, uma situação como essa deva ser de choro rsrsrsrsrsrs).

Manoel Barreto
Enviado por Manoel Barreto em 21/07/2014
Código do texto: T4890267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.