O Parque da Cidade 
 
                                       "O que é sério nem sempre é verdade"
                                              Lord Beaconsfield
 
 
 
                  Talvez alguém que esteja me lendo não faça ideia que tenho alguns leitores e leitoras.  São poucos, é verdade, mas ainda sou lido.  E hoje, justamente no dia do amigo, um amigo me telefonou, ou melhor, me mandou um whatsApp.E dizia: -“ você não fala mais do Rio de Janeiro?”
                  Ponderei que o Rio não é mais aquele do meu tempo de rapaz e as notícias atuais não são boas, etc., etc. Mas o amigo insistiu dizendo que eu não havia mencionado todas as maravilhas da cidade maravilhosa.
                  Realmente, o amigo tinha razão e por coincidência eu estava pensando muito no Parque da Cidade, lá na Gávea. Incrível, mas poucos cariocas conhecem ou já foram a esse Parque.  Liguei para minha irmã (estava já esquecido do trajeto para chegar ao Parque) e ela gentilmente me deu o caminho.  Tinha que pegar a rua principal da Gávea, rua Marquês de São Vicente.  Eu deveria ir até o fim da rua seguir a seta indicativa do Parque, indo pela direita da pista. Disse a ela, que se surpreendeu, que fui muitas vezes sozinho àquele Parque e me deitava na relva, entrando em êxtase com o esplendor da paisagem. Era lá que achava o fio de Ariadne e conseguia sair do labirinto em que a vida muitas vezes nos joga. Minha irmã, ao final da ligação telefônica, me alertou: - “Agora não vá mais sozinho, é perigoso, mesmo que você ache o fio dessa Ariadne”.
                   Rimos bastante e pude informar à minha irmã que se tratava de um mito grego. Ariadne havia se apaixonado pelo Teseu, que se encontrava perdido no labirinto do Minotauro. E o único modo do nosso herói sair do labirinto era seguir o fio que Ariadne lhe entregava. Nem sei se estou bem lembrado desse mito, o importante é saber que os mitos gregos nos ajudam a entender a vida, os humanos e os deuses daquela época.
                  Mas como eu ia dizendo, por uma questão de amizade atendo meu amigo e menciono nesta crônica o Parque da Cidade. Pena que não posso publicar as várias paisagens deslumbrantes do Parque. Quero dizer ao amigo que o Rio de Janeiro tinha uma elegância invisível aos olhos, mas todos sentiam o prazer de viver nela, havia alegria autêntica, amor exalando por todos os poros. O dia seguinte nunca era insípido.  Tudo isso evaporou-se com o crescimento desordenado da cidade. Precisamos inventar um outro mito, com uma Ariadne mais poderosa e um fio de aço para a cidade sair deste terrível labirinto.
                  Para concluir, meus amigos e amigas, por felicidade encontrei-me hoje de manhã, em um bar da cidade (havia entrado para ir ao mictório), com antigo companheiro carioca.
                  Sintam agora o que era a cidade do Rio de Janeiro. O companheiro me viu, deu um grito de amor puro, desinteressado, e me abraçou vivamente. O abraço durou meia hora.              
                    
Gdantas
Enviado por Gdantas em 20/07/2014
Reeditado em 20/07/2014
Código do texto: T4889545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.