FELIPÃO, O EXECRADO!

FELIPÃO, O EXECRADO!

Felipão não é mais treinador da seleção. Agora todo mundo acha que devemos contratar um treinador estrangeiro, para ser a panacèia do nosso futebol. O torcedor, que é caixa de de ressonância da imprensa, comunga da mesma idéia. Alcançamos cinco títulos mundiais, sem darmos tanta importãncia a treinador, até por que eles não têm solução mágica, nem receita de bolo, nem formula pronta.

Embora saibamos que o futebol de agora é outro, evoluiu. Feola, Aymore Moreira, Zagalo, Parreira e Felipão foram, cronologicamente, os treinadores campeões das cinco conquistas; nenhum deles brilhante...

Recordo, também, quando o Santos era o Barcelona da época de ouro do futebol brasileiro e encantava o mundo: Dorval, Mengalvio, Coutinho, Pele e Pepe eram comandados por Luiz Alonso Perez, o Lula. Ninguém fala, nem tampouco exalta os feitos e não lembra mais desse senhor gordo e bonachão.

O mérito era dessa plêiade fenomenal de atacantes. Hoje, por ter tido à mão um time chinfrim e não ter sabido extrair o melhor deles, Scolari está sendo escorraçado. Quando da convocação a escolha feita pelo txê gaucho foi, praticamente, unamidade. Agora a redenção do futebol do Brasil reside na escolha de um gringo!!!

Gente, o que está faltando ao futebol do Brasil é qualidade técnica pois não estamos revelando valores à altura do nosso passado, da nossa tradição. Até concordo que os treinadores de fora detenham uma qualidade melhor, pois procuram estudar, se atualizarem, mas daí a resolver tudo com eles há uma distância muito grande.

A nossa tradição de conquista provou que sempre dispusemos, na seleção, de jogadores com talento acima da média. Daí o nosso fracasso, agora; esqueçamos a ode, o ôba/ôba aos alemães se não eu vou evocar o nosso famoso complexo de vira latas, alardeado por Nelson Rodrigues.

Esfriemos a cabeça, façamos um trabalho de observação acurada de novos valores, deixemos de lado a políticagem desenfreada e, dessa forma, recuperaremos a pujança do nosso futebol.

ANTONIO FRANÇA
Enviado por ANTONIO FRANÇA em 20/07/2014
Reeditado em 12/11/2015
Código do texto: T4889092
Classificação de conteúdo: seguro