Palavras

Fico pensando porque as pessoas têm nervos e boca com língua. Não precisa acrescentar mais nada para começar uma apavorante discussão; aliás, só da conversinha.

Ultimamente é o que mais se vê. Hoje mesmo apreciei mais uma dessas conversinhas que naturalmente terminou em elogios de gato para rato.

São minhas adoráveis vizinhas. Algumas pessoas dizem que é briga mesmo, outras dizem ser baixaria, escândalo, arranca rabo, bafafá, panavoê, etc. Eu diria agora no momento que foi o maior baroê. A briga começa lá em cima do morro e já tem o nome de morro do arranca rabo, porque o que mais acontece são brigas de rolar morro abaixo. No morro já tem até uma rampa para brigarem e a escada para descerem quando não estiverem brigando. Quando estão brigando, descem sem o menor esforço, é só rolar morro abaixo. Maria Puxa Briga e Dona encrenca já se cansaram de tanto rolar morro abaixo. Estão sempre se desencontrando nas palavras.

Sabe, a pior briga é quando ela começa do nada. Ela sempre começa com alguém dizendo qualquer coisa como a fulana vai fazer isso por causa daquilo. De uma conversinha qualquer que você nem imagina que dali possa sair desentendimento. Conversa inocente, sobre a amiga, o marido o filhinho da amiga, da água suja do bairro e até sobre o tempo. De repente, explode confusão para todos os lados e quando se acalmam ficam se perguntado qual o motivo que as levou a extrema exaltação e começam a procurar a palavra ou expressão que foi ofendida ou que ofendeu.

Às vezes, procuro fazer as pazes e as aconselho para prestarem mais atenção no português. Não é para prestar atenção no português rico do armazém lá embaixo. É na hora de unir as palavras. Nunca devemos unir palavras que forme uma frase discordando com que o outro briguento pense. Só pense, não fale, pois se achar um absurdo o que o outro diz e melhor fingir-se de surda. Apenas concorde com tudo que ela diz, pois não suportam conversar com alguém que a escute calado. Se você entrar na conversa, tome cuidado para não discordar com nada senão seu amigo começa entrar em erupção como um vulcão. Há vários vulcões por aí, cuidado você está sempre perto de um, você mesmo.

Quando ouvimos falar em briga já sabemos que houve troca de palavras. Você já ouviu falar em vários nomes das palavras? Há palavras sábias, palavras amargas, palavras tristes, palavras alegres, palavras arrogantes, palavras de conforto, etc.

Acho que usamos todas conforme a ocasião. Seria muito bom se pudéssemos usar apenas a sábias e as alegres. A partir de hoje comece a usar só as sábias e as alegres, claro só se você ganhar um prêmio acumulado na mega sena . Porque, bolso vazio faz você falar palavras amargas e facilmente encontrasse inimigos que a faz dizer palavras arrogantes que a deixa triste e naturalmente seu vocabulário será triste, amargo e arrogante. Depois tem que usar sua sabedoria de juiz para se defender porque, você começa a ser humilhado por ser uma pessoa grossa. Por ser sábia recebe elogios e você agradece com palavras alegres.

Palavra de conforto é querer aliviar a desgraça já feita. Você cai em um buraco bem fundo e alguém lhe joga uma revistinha dez páginas e ainda diz:

-Conforme-se amigo, é o que tinha que acontecer. Leia esta revista para passar o tempo e você nem vai ver o tempo passar, antes que acabe de ler essa revista você estará numa melhor. E eu pergunto:

- Melhor como? Você vai me tirar daqui? E ele responde com palavras de conforto.

- Conforme-se amigo é o destino, Deus sabe o que faz.

Débora Dantas dos Santos